Aprenda como economizar nas festas de fim de ano / Imagem freepik
O Ano-Novo, também conhecido como Réveillon, marca o início de mais um ano comemorado em todo o mundo como o Dia da Confraternização Universal. No Brasil, as comemorações começam já no dia 31 de dezembro.
São praticamente dois dias de muita comemoração e com muitas pessoas expressam suas crenças, portanto, o Ano-Novo é principalmente um momento de esperança para uma vida melhor no ano novo e comemoração pelos problemas superados.
A virada de ano é data utilizada de comemoração pelos obstáculos superados e metas conquistadas e chances de novas conquistas no próximo ano. Existem muitas curiosidades sobre esse feriado, confira abaixo e tenha mais informações.
Na maioria dos países ocidentais o Ano-Novo é comemorado nesta data, isso porque seguimos o calendário gregoriano. Antes era usado o calendário Juliano, mas no século XVI o papa Gregório III determinou a reforma do calendário. O Brasil aderiu à prática de comemoração nesta data por influência da colonização portuguesa.
Leia também | As 7 simpatias que vão te trazer sorte no Ano Novo.
A palavra é de origem francesa e possui os seguintes significados “Acordar”, “Reanimar” e “Despertar”. É uma referência à nova etapa que se inicia no ano seguinte.
Uma prática comum no Ano Novo no Brasil. É uma tradição que tem como origem as religiões de matriz africana e é um ritual realizado por pessoas que buscam atrair sorte e desejar coisas boas para o ano que se inicia.
No Brasil, é comum usar roupas brancas a fim de atrair paz e energia positiva no ano seguinte. É também uma prática que veio das religiões de matriz africana e representa purificação.
Na China, o Ano-Novo é baseado no calendário lunar e por isso, não possui uma data fixa, visto que segue as fases da lua, podendo ocorrer entre os meses de janeiro e fevereiro, o chamado “Ano-Novo Chinês”.
No Japão, as comemorações de Ano Novo são as mais importantes do calendário e ocorrem do dia 31 de dezembro até o dia 3 de janeiro. Os monges do templo budista tocam o sino 108 vezes nos templos a fim de atrair energias positivas e espantar energias negativas.
Leia também | 8 dicas para fazer promessas realistas no Ano Novo
Os judeus seguem o calendário lunissolar, baseado nos ciclos da lua e do sol. A comemoração judaica Judaico marca o primeiro dia do período denominado como os Dez Dias de Temor que culminará no Yom Kippur, o dia mais sagrado do ano.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…