Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Ano-Novo: 7 curiosidades sobre essa comemoração

Confira algumas curiosidades interessantes sobre o feriado de Ano-Novo e entenda a origem e características dessa comemoração.

O Ano-Novo, também conhecido como Réveillon, marca o início de mais um ano comemorado em todo o mundo como o Dia da Confraternização Universal. No Brasil, as comemorações começam já no dia 31 de dezembro.

São praticamente dois dias de muita comemoração e com muitas pessoas expressam suas crenças, portanto, o Ano-Novo é principalmente um momento de esperança para uma vida melhor no ano novo e comemoração pelos problemas superados.

A virada de ano é data utilizada de comemoração pelos obstáculos superados e metas conquistadas e chances de novas conquistas no próximo ano. Existem muitas curiosidades sobre esse feriado, confira abaixo e tenha mais informações.

Por que a comemoração ocorre no dia 1° de janeiro?

Na maioria dos países ocidentais o Ano-Novo é comemorado nesta data, isso porque seguimos o calendário gregoriano. Antes era usado o calendário Juliano, mas no século XVI o papa Gregório III determinou a reforma do calendário. O Brasil aderiu à prática de comemoração nesta data por influência da colonização portuguesa. 

Leia também | As 7 simpatias que vão te trazer sorte no Ano Novo.

Significado de Réveillon 

A palavra é de origem francesa e possui os seguintes significados “Acordar”, “Reanimar” e “Despertar”. É uma referência à nova etapa que se inicia no ano seguinte. 

A origem das “7 ondinhas”

Uma prática comum no Ano Novo no Brasil. É uma tradição que tem como origem as religiões de matriz africana e é um ritual realizado por pessoas que buscam atrair sorte e desejar coisas boas para o ano que se inicia.

Uso da cor branca nesta data

No Brasil, é comum usar roupas brancas a fim de atrair paz e energia positiva no ano seguinte. É também uma prática que veio das religiões de matriz africana e representa purificação.

Ano Novo lunar

Na China, o Ano-Novo é baseado no calendário lunar e por isso, não possui uma data fixa, visto que segue as fases da lua, podendo ocorrer entre os meses de janeiro e fevereiro, o chamado “Ano-Novo Chinês”.

Oshougatsu, Ano Novo japonês

No Japão, as comemorações de Ano Novo são as mais importantes do calendário e ocorrem do dia 31 de dezembro até o dia 3 de janeiro. Os monges do templo budista tocam o sino 108 vezes nos templos a fim de atrair energias positivas e espantar energias negativas.

Leia também | 8 dicas para fazer promessas realistas no Ano Novo

Ano Novo Judaico 

Os judeus seguem o calendário lunissolar, baseado nos ciclos da lua e do sol. A comemoração judaica Judaico marca o primeiro dia do período denominado como os Dez Dias de Temor que culminará no Yom Kippur, o dia mais sagrado do ano. 

Comentários estão fechados.