Ansiedade social: O que é e como funciona o tratamento?
Milhões de pessoas no mundo sofrem com esse medo irracional de conviver em sociedade, saiba o que é e como tratar a ansiedade social.
A ansiedade tem se tornado cada vez mais perigosa e tem afetado mais pessoas, existem diversos gatilhos, e quando ela se torna social, as pessoas com essa condição podem ter diversos problemas na sua vida cotidiana, precisando começar a se cuidar, imediatamente.
Milhões de pessoas pelo mundo sofrem com esse medo irracional de ser avaliado negativamente por outras pessoas em situações sociais que seriam comuns para a maioria da população.
Confira os próximos tópicos e entenda o que é a ansiedade social e como funciona o tratamento.
O que é a ansiedade social?
O transtorno de ansiedade social (TAS), ou fobia social, é uma condição onde uma pessoa sente um medo forte e irracional de ser envergonhada, humilhada, julgada ou de ofender as outras pessoas.
“Para quem tem TAS, as situações sociais cotidianas podem dar origem a uma ansiedade extrema e irracional. Só nos EUA, aproximadamente 15 milhões de adultos lutam com o TAS — e isso foi exacerbado à medida que saímos da pandemia e regressamos aos níveis normais de interações sociais, cara a cara”, afirma Vinita Mehta, psicóloga clínica e jornalista.
A ansiedade é algo fundamental para a sobrevivência humana, o problema é quando ela ultrapassa certos níveis, como a ansiedade social faz. A vergonha e o medo de alguém com essa condição estão sempre ligados à rotina cotidiana, comprometendo muito sua vida pessoal e profissional.
Leia também | Crise de ansiedade: Conheça os sintomas e como tratar
Como tratar?
A maioria dos transtornos de ansiedade pode ser tratado com eficácia com ajuda de profissionais da saúde mental. O transtorno de ansiedade social é geralmente tratado de forma eficaz com duas maneiras:
- Tratamento com um psicólogo (Psicoterapia); e
- Medicamentos, recomendados por um médico psiquiatra.
Leia também | Controlar a ansiedade: 7 dicas para fazer isso diariamente
O tratamento conjunto com um psicólogo e um psiquiatra é fundamental para o paciente poder ver uma melhora real na sua ansiedade social. Não deixe que a solidão destrua sua vida, não se afaste de todos ao seu redor, comece a se tratar e recupere sua vida.
Comentários estão fechados.