Antidepressivo / Imagem freepik
Muitos pacientes estão sendo tratados à base de antidepressivos, porém, o doutor Drauzio Varella afirma que esse tipo de medicamento não é recomendável para todos. É necessário avaliar e buscar uma segunda opinião médica se você acredita que esses remédios estão te prejudicando.
Assim como os medicamentos podem ser grandes aliados no tratamentos de doenças físicas e mentais, eles podem ser vilões em alguns casos, causando mais doenças ou agravando o problema que deveria ser tratado.
Acompanhe este artigo até o final e confira a opinião do Doutor Drauzio Varella sobre o consumo de Antidepressivos.
O Doutor Drauzio Varella destaca em seu site que os remédios para tratamento da depressão são um assunto sério, eles só podem ser utilizados em pacientes que realmente possuem depressão, e não em momentos de grande tristeza.
“Os antidepressivos só podem ser utilizados em casos de diagnósticos claros de depressão. O medicamento não é indicado para momentos de tristeza, como o término de um relacionamento ou o luto pela perda de um ente querido, já que ele funciona como um tratamento que não pode ser interrompido de uma hora para outra “.
É preciso buscar ajuda médica e psicológica para tratar seus momentos de tristeza, para que eles não sejam confundidos com um quadro de depressão. Tratar seus problemas com medicamentos sem a devida prescrição médica pode ter consequências sérias.
Leia+: 13 medicamentos naturais poderosos para controlar a ansiedade
É possível realizar o tratamento do distúrbio depressivo sem medicamentos em alguns casos, entretanto, isso não significa que o acompanhamento de psiquiatras e psicólogos possa ser dispensado, eles são indispensáveis para tratar da sua saúde mental.
A psicoterapia, realizada por um psicólogo habilitado, é um tipo de tratamento que não utiliza antidepressivos, é a maneira mais segura e utilizada para os tratamentos do transtorno depressivo.
“Essa modalidade de terapêutica, de embasamento científico, utiliza a fala, o autoconhecimento e acolhimento empático para reestruturar o psiquismo humano”, afirma Mírian Cristina da Silva Santos, psicóloga pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
A prática de exercícios físicos é uma aliada na luta contra depressão, se você faz, ou não, uso de antidepressivos, a atividade física pode ser uma grande ajuda para te ajudar a combater o distúrbio depressivo.
Entretanto, não pense que somente os exercícios podem tratar seu transtorno, como citamos anteriormente, o acompanhamento com profissionais da saúde mental é indispensável:
“O transtorno depressivo não pode ser tratado apenas com exercícios físicos regulares, por existir um componente da doença que está ligado ao conjunto de crenças e pensamentos que a pessoa tem”, afirma a publicação realizada pela equipe do Doutor Drauzio Varella.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…