Muitos pacientes estão sendo tratados à base de antidepressivos, porém, o doutor Drauzio Varella afirma que esse tipo de medicamento não é recomendável para todos. É necessário avaliar e buscar uma segunda opinião médica se você acredita que esses remédios estão te prejudicando.
Assim como os medicamentos podem ser grandes aliados no tratamentos de doenças físicas e mentais, eles podem ser vilões em alguns casos, causando mais doenças ou agravando o problema que deveria ser tratado.
Acompanhe este artigo até o final e confira a opinião do Doutor Drauzio Varella sobre o consumo de Antidepressivos.
O Doutor Drauzio Varella destaca em seu site que os remédios para tratamento da depressão são um assunto sério, eles só podem ser utilizados em pacientes que realmente possuem depressão, e não em momentos de grande tristeza.
“Os antidepressivos só podem ser utilizados em casos de diagnósticos claros de depressão. O medicamento não é indicado para momentos de tristeza, como o término de um relacionamento ou o luto pela perda de um ente querido, já que ele funciona como um tratamento que não pode ser interrompido de uma hora para outra “.
É preciso buscar ajuda médica e psicológica para tratar seus momentos de tristeza, para que eles não sejam confundidos com um quadro de depressão. Tratar seus problemas com medicamentos sem a devida prescrição médica pode ter consequências sérias.
Leia+: 13 medicamentos naturais poderosos para controlar a ansiedade
É possível realizar o tratamento do distúrbio depressivo sem medicamentos em alguns casos, entretanto, isso não significa que o acompanhamento de psiquiatras e psicólogos possa ser dispensado, eles são indispensáveis para tratar da sua saúde mental.
A psicoterapia, realizada por um psicólogo habilitado, é um tipo de tratamento que não utiliza antidepressivos, é a maneira mais segura e utilizada para os tratamentos do transtorno depressivo.
“Essa modalidade de terapêutica, de embasamento científico, utiliza a fala, o autoconhecimento e acolhimento empático para reestruturar o psiquismo humano”, afirma Mírian Cristina da Silva Santos, psicóloga pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
A prática de exercícios físicos é uma aliada na luta contra depressão, se você faz, ou não, uso de antidepressivos, a atividade física pode ser uma grande ajuda para te ajudar a combater o distúrbio depressivo.
Entretanto, não pense que somente os exercícios podem tratar seu transtorno, como citamos anteriormente, o acompanhamento com profissionais da saúde mental é indispensável:
“O transtorno depressivo não pode ser tratado apenas com exercícios físicos regulares, por existir um componente da doença que está ligado ao conjunto de crenças e pensamentos que a pessoa tem”, afirma a publicação realizada pela equipe do Doutor Drauzio Varella.
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…