Foi publicada nesta quarta-feira (5), no Diário Oficial da União, a decisão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que mandou recolher um lote de sal da marca Carrefour após constatar que o ingrediente não tinha o teor mínimo de iodo.
Segundo o texto fica proibida a venda do lote 22992 de sal da marca Carrefour. Também não será possível a distribuição, fabricação e uso do ingrediente. De acordo com a Anvisa, o produto não tinha quantidade mínima de iodo.
Em nota, a rede de supermercados disse que realiza análises recorrentes em todos os produtos da sua marca. Também informou que está em contato com o fornecedor para apurar o fato.
A rede de supermercados informou que solicitou a retirada imediata do lote interditado de todas as lojas.
Usar sal sem ser iodado pode ocasionar distúrbios por deficiência de iodo. Esta deficiência pode causar em crianças retardo mental grave e irreversível, surdo-mudez, anomalias congênitas e o bócio (hipertrofia da glândula tireoide).
O iodo é um micronutriente essencial ao nosso organismo. Ele é usado na tireoide para sintetizar os hormônios triiodotironina (T4) e a tiroxina (T3), responsáveis pelo crescimento físico e neurológico e pela manutenção do fluxo normal de energia, sendo muito importantes para o funcionamento de vários órgãos vitais.
Os sintomas de distúrbios por deficiência de iodo incluem nascimento de crianças com baixo peso, aumento de risco de mortalidade materna, abortos e complicações no período gestacional.
Leia Também | STF aprova regra que reduz a pensão por morte do INSS
Para uma pessoa ser diagnosticada como deficitária de iodo, é necessário se submeter a um exame de urina.
De acordo com a Anvisa, o sal para consumo humano deve ser enriquecido com teor igual ou superior a 15 miligramas de iodo, sendo o máximo aceitável 45 miligramas por quilo de sal. Ainda de acordo com
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária também informou que a regulamentação exercida sobre a iodação do sal em território brasileiro segue os parâmetros recomendados pela Organização Mundial da Saúde, a OMS.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…