Chamadas

Aposentadoria pode ser penhorada para pagamento de dívida?

Muitos aposentados do INSS estão passando por problemas financeiros neste momento. Para muitos deles, a inadimplência acaba sendo inevitável. Seja por descontrole financeiro ou até mesmo imprevistos que acabam surgindo, o fato é que cada dia mais temos idosos sofrendo com as dívidas.

Com as dívidas altas e a possibilidade de inadimplência, muitos aposentados temem por suas aposentadorias. Afinal, sempre fica aquele receio do que pode acontecer com o benefício previdenciário caso o segurado esteja inadimplente.

Logo, uma dúvida muito comum que acaba surgindo entre os aposentados é se o valor de suas aposentadorias podem ser penhorados para pagamento do débito que esteja em aberto. Quer entender melhor essa situação e descobrir se sua aposentadoria pode ser penhorada? Continue a leitura!

Aposentadoria pode ser penhorada?

Sim! No sistema judiciário brasileiro, é possível que aposentadorias e pensões sejam penhoradas para o pagamento de dívidas por via de regra. Entretanto, o assunto é um pouco mais extenso e complexo do que apenas essa afirmação.

Apesar dos benefícios previdenciários serem passíveis de penhora, essa situação ocorre na minoria dos casos. Isso porque, da mesma forma que a aposentadoria ou pensão pode ser penhorada, o artigo 833 do Código de Processo Civil proíbe a penhora nas seguintes situações:

São impenhoráveis: (…) IV — os vencimentos, os subsídios, os soldos, os salários, as remunerações, os proventos de aposentadoria, as pensões, os pecúlios e os montepios, bem como as quantias recebidas por liberalidade de terceiro e destinadas ao sustento do devedor e de sua família, os ganhos de trabalhador autônomo e os honorários de profissional liberal.

Talvez neste momento você esteja confuso sobre o assunto, não entendendo se a aposentadoria pode ou não ser penhorada, não é mesmo? Mas calma que vamos explicar melhor essas questões observando mais detalhes do trecho anterior. Vejamos:

O disposto nos incisos IV e X do caput não se aplica à hipótese de penhora para pagamento de prestação alimentícia, independentemente de sua origem, bem como às importâncias excedentes a 50 (cinquenta) salários-mínimos mensais.

Sendo assim, podemos afirmar que a penhora da aposentadoria ou pensão é sim permitida, mas somente na seguinte situação: para quitação de débitos referentes à pensão alimentícia. Se não for por esta questão, o benefício não pode ser penhorado, nem mesmo por dívidas com o banco.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

Estudo descobre que cães ficam estressados com choro humano

Quando falamos dos animais de estimação, parece que muitas vezes eles sentem nossas emoções, não…

55 minutos atrás

Quais são as cidades mais seguras do Brasil? Veja o top 10

O Brasil é um dos países mais inseguros do mundo. Um levantamento realizado pelo Instituto…

2 horas atrás

Saiba quais são os 5 países mais antigos do mundo

O Brasil é um país relativamente novo, no dia 22 de abril, comemorou apenas 524…

6 horas atrás

Os melhores doramas românticos de 2024 para você assistir hoje

Se você é fã de doramas românticos como eu, sabe que cada ano traz uma…

6 horas atrás

Os 10 personagens mais fortes de One Piece

Como fã de One Piece, é emocionante pensar em todos os personagens poderosos que fazem…

6 horas atrás

Suécia está contratando brasileiros: Veja a lista de vagas

Assim como outros países da União Europeia, a Suécia também está enfrentando escassez de mão…

6 horas atrás