Se você acha que o plural de tudo é só botar um “s” no final, prepara-se para cair do cavalo! Algumas palavras têm plurais tão curiosos que parecem saídos de um desafio de português. Quer saber como se fala mais de um “arco-íris” ou vários “pé-de-moleque”? Então bora descobrir juntos 9 palavras que podem bagunçar seu cérebro e enriquecer sua conversa de bar.
Se você já olhou para o céu e viu vários arco-íris, parabéns, acabou de esbarrar em um plural que muita gente não conhece. O correto é “arcos-íris”. Isso porque, em palavras compostas por substantivos, ambos vão para o plural. Então, nada de “arco-írises”, hein? O mesmo vale para “arcos-da-velha”.
Adora esse doce típico brasileiro? Pois saiba que o plural de pé-de-moleque não é “pés-de-moleques”. A forma correta é “pés-de-moleque”, já que apenas o primeiro elemento vai para o plural. É o mesmo caso de “pé-de-meia” (pés-de-meia).
Veja mais, mas ainda hoje:
Se você é fã de histórias medievais, já deve ter lido sobre cavaleiros-andantes. Mas como falar de mais de um? O plural é exatamente esse: “cavaleiros-andantes”. Tanto o substantivo “cavaleiro” quanto o adjetivo “andante” são flexionados.
Quando você brincava de faz-de-conta, sabia que essa expressão tem um plural curioso? O certo é “fazeres-de-conta”. Parece complicado, mas faz sentido: “faz” vira “fazeres” porque é uma forma verbal substantivada. Estranho? Talvez, mas é o português!
Quem nunca ficou encantado com o voo dos beija-flores? Pois é, o plural correto é “beija-flores”, com o verbo “beija” ficando no singular e o substantivo “flor” no plural. Lindo, né?
Se você já viu dois ou mais desses cães incríveis que ajudam pessoas com deficiência visual, saiba que o plural é “cães-guia”. Apenas o substantivo “cão” vai para o plural; “guia” permanece no singular, já que funciona como um adjetivo.
Se você conhece aquele amigo que nunca paga a conta, já pode falar no plural sem medo: “pães-duros”. O substantivo “pão” vai para o plural, e o adjetivo “duro” também, como em “pães frescos” ou “pães caseiros”.
O passarinho mais fofo do Brasil tem um plural que muita gente erra. Não é “bem-te-vises” (ufa!). O correto é “bem-te-vis”, mantendo a estrutura da palavra no singular, já que é um substantivo composto invariável.
Ok, essa você deve saber, mas vale a pena reforçar. O certo é “segundas-feiras”, flexionando tanto o numeral quanto o substantivo. O mesmo vale para qualquer outro dia da semana com “-feira” no nome. Fácil, né?
No português, nem todas as partes de uma palavra composta vão para o plural. Depende do que compõe a palavra: se são dois substantivos, substantivo mais adjetivo, verbo com substantivo ou outras combinações. Parece complicado, mas é pura lógica (ou quase isso).
Sabia que arcos-íris existia? Ou vai ser difícil pedir “pães-duros” sem rir na padaria? O português é cheio dessas pegadinhas, mas, depois de conhecer essas palavras, você nunca mais vai errar. Quem sabe até não dá para brilhar em uma rodada de perguntas de um jogo com os amigos? Afinal, plural é coisa séria… e bem divertida também!
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…
Se você está de olho em uma vaga e quer ganhar vantagem na fila, tenho…