Argentina desbanca o Brasil com Estátua maior que o Cristo Redentor
A construção da estátua, além de seu significado religioso, também representa um marco para a região de Catamarca
A Virgem do Vale, uma figura muito venerada na região de Catamarca, ganhou uma representação imponente que se tornou um novo ponto de peregrinação e turismo religioso. Ela está localizada aos arredores da cidade de El Rodeo. A imagem tem incríveis 52,42 metros de altura, isso a torna maior que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Para você entender: é como se estivesse construído um prédio de 12 andares esculpido em homenagem à Virgem Maria!
Essa estátua não apenas supera o tamanho do Cristo, mas também oferece uma vista panorâmica espetacular. Isso porque ela está localizada a quase 6 mil metros de altitude, proporcionando um mirante de 360 graus para quem a visita. A imagem também contém uma capela em seu interior, tornando-a ainda mais especial.
A construção da estátua, além de seu significado religioso, também representa um marco para a região de Catamarca. O turismo local foi impulsionado. A obra gerou empregos e atraiu visitantes. A Virgem do Vale tornou-se um símbolo de fé e esperança para os catamarqueños e um atrativo para turistas do mundo todo.
Leia também | Segredos dos estudantes: Estude como os melhores do mundo!
A devoção dos argentinos
Conhecida como Nossa Senhora do Vale do Espírito Santo, ou Virgen del Valle, a santa é muito querida pelos argentinos, especialmente na província de Catamarca. A imagem da Virgem foi encontrada entre 1618 e 1620 em uma gruta na região de Choya.
Nossa Senhora do Vale é padroeira da província de Catamarca, da Diocese de Añatuya e protetora da Diocese de La Rioja. Padroeira dos algodoeiros do Chaco, no noroeste da Argentina. Padroeira nacional do turismo e do paraquedismo. Desde 1996 é o patrocínio do Festival Cosquín, pelo decreto nº 68 de 6 de fevereiro daquele ano, assinado pelo então prefeito da cidade, Julián Raúl Costranco. Em 2019 foi escolhida como patrona da Feira Internacional de Turismo da América Latina, a maior do setor no continente.
A Catedral Basílica de Nossa Senhora do Vale está localizada no centro de San Fernando del Valle de Catamarca, capital da Província de Catamarca. As festividades da Virgen del Valle são realizadas no dia 8 de dezembro de cada ano, coincidindo com o dia da Imaculada Conceição de Maria, e no segundo domingo após a Páscoa.
Ambas as festividades convocam milhares de fiéis marianos, cujo fervor religioso os convida a fazer peregrinações à cidade de Catamarca de outras cidades e províncias do país, muitas vezes a cavalo, de bicicleta ou a pé.
Devemos lembrar que tanto a Virgem do Vale e o Cristo Redentor são um marco na vida dos católicos. Elas inspiram milhões de pessoas, aumentando a fé tanto de argentinos quanto de brasileiros. As imagens representam um patrimônio histórico e artístico de grande valor.
Comentários estão fechados.