Você sabia que no Brasil, temos um total de 5.570 cidades espalhadas por 26 estados federativos? Pois é, e outro fato interessante é que o estado brasileiro com mais cidades é o estado de Minas Gerais, que abriga um total de 853 municípios, uma diferença gigantesca quando pensamos, por exemplo, em Roraima, que tem apenas 15 municípios.
Apesar de não haver uma classificação global de quais são os países com mais cidades do mundo, muito provavelmente o Brasil deve ficar entre os primeiros. Principalmente porque ocupa o terceiro lugar entre países com mais cidades com mais de um milhão de habitantes, perdendo apenas para a Índia e a China, os países mais populosos do mundo.
Mas, diante de uma gigantesca quantidade de municípios, você já parou para pensar quais são as cidades brasileiras com mais e menos habitantes? Muito provavelmente você deve saber que a cidade com mais habitantes do Brasil é São Paulo, mas, você sabe quanto habitantes tem na cidade.
E se, muito embora você saiba qual é a cidade mais populosa do Brasil, você já se perguntou qual é a cidade brasileira que tem menos habitantes? Pois é, existem dois lados extremos de um mesmo assunto, e para matar sua curiosidade, vamos te contar quais são as 10 cidades com mais e menos habitantes.
Leia também | Conheça as 15 melhores cidades do mundo para solteiros viverem
Para descobrir quais são as cidades brasileiras com mais habitantes, e principalmente descobrir o número exato de habitantes, vamos utilizar o último Censo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Também, a partir dos dados do IBGE, vamos te mostrar quais são as 10 cidades com menos habitantes do Brasil, onde se localizam e qual é a população exata de cada município. Confira!
Os dados do IBGE utilizados, dizem respeito ao último Censo realizado, ou seja, o Censo 2022, dessa forma, é possível que alguns dos municípios sofram com alguma pequena diferente.
Vale lembrar que, por lei, os censos são feitos com um intervalo máximo de 10 anos, dessa forma, o IBGE tem até 2032 para que possa realizar um novo censo e divulgar os dados gerais da população brasileira, muito embora exista a possibilidade de que o Censo seja realizado bem antes.
Para chegar aos dados apresentados, os recenseadores do IBGE, visitam um total de 106,8 milhões de endereços e 90,7 milhões de domicílios brasileiros no ano de 2022, para que pudesse chegar aos dados apresentados.
Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…