Você já reparou como o preço dos aluguéis tem subido nos últimos anos? Quando pesquisamos o preço dos imóveis para alugar, muitas vezes ficamos sem acreditar com o que estão cobrando por imóveis que claramente não valem aquilo que estão pedindo, contudo, essa é mais uma realidade que precisamos nos acostumar.
Segundo dados da empresa FipeZap, os preços cobrados por aluguéis residenciais no país tiveram um aumento de 16,16% no ano passado, aumento este que foi mais do que o triplo da inflação acumulada no Brasil no mesmo período, onde o IPCA fechou com alta acumulada de 4,62%.
Lembrando que o aumento de 16,16% é apenas uma média, ou seja, houve cidades brasileiras com aumento ainda maior, como, por exemplo, em Fortaleza e Curitiba, que tiveram aumentos de 21,95% e 20,70% respectivamente. O que significa um aumento real e que pressiona o salário de inúmeros brasileiros.
Contudo, o levantamento da empresa FipeZap também conseguiu identificar quais foram as cidades que tiveram os menores índices de reajuste de aluguel do Brasil, onde foram listados como os municípios com menores valores de aluguel do Brasil, municípios esses que vamos te contar agora!
Leia também | As 10 cidades mais baratas do Brasil para comprar uma casa
Através do estudo realizado, foi possível identificar quais são as cidades que possuem a locação de imóvel com menor valor do Brasil. Os valores foram estabelecidos por metro quadrado, ou seja, são os municípios que possuem o menor metro quadrado de aluguel. Vamos conferir quais são eles e qual é o valor do metro quadrado.
O valor do aluguel de um imóvel é determinado por vários fatores, sendo a localização um dos mais importantes. Imóveis situados em áreas mais nobres, próximos a centros comerciais, escolas de boa reputação, e infraestrutura de transporte, tendem a ter aluguéis mais altos. A segurança do bairro e a proximidade de amenidades como parques e áreas de lazer também podem aumentar o valor de aluguel.
As características do próprio imóvel também determinam o valor do aluguel. Isso inclui o tamanho do imóvel (número de quartos e banheiros, metragem quadrada), o estado de conservação, as comodidades oferecidas como ar condicionado, estacionamento, piscina e outros acabamentos de alto padrão. Imóveis mais novos ou recentemente renovados geralmente possuem valores mais altos
Fatores de mercado também acabam impactando diretamente no preço. Além disso, a oferta e demanda por imóveis em uma determinada área pode afetar significativamente os preços. Em momentos em que há muitos imóveis disponíveis e poucos inquilinos, os preços tendem a cair.
Por outro lado, em uma área com alta demanda e poucas opções de locação disponíveis, os valores de aluguel podem subir. Aspectos econômicos mais amplos, como a saúde econômica geral e as taxas de juros, também acabam influenciando os valores do aluguel.
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…