Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

As 10 cidades mais caras e mais baratas do Brasil para morar

Se você acha que viver na sua cidade está caro, então vamos conhecer as cidades mais caras e baratas do país para morar

O que você acha do custo de vida na sua cidade? Muito provavelmente, em qualquer cidade do país, você verá pessoas reclamando pelo alto custo de vida, mas isso é algo generalizado que está acontecendo no país inteiro.

Existem muitos motivos pelos quais o custo de vida tem aumentado no Brasil, como pela alta inflação, depreciação cambial, aumento nos custos de energia, alimentos, instabilidades econômicas e muito mais.

Contudo, ainda que o custo de vida esteja maior em todo país, existem cidades onde o custo de vida é bem maior do que outros, enquanto alguns municípios são classificados como aqueles mais baratos do país para se viver.

Se você está planejando se mudar, escolher uma cidade mais barata para se viver, ou mesmo querendo descobrir se o custo da sua cidade está realmente alto, vamos te contar quais são as 10 cidades mais caras e mais baratas do país para morar.

Cidade do Rio de Janeiro / Imagem Freepik

Cidades mais baratas do país para morar

Se a sua cidade está realmente cara para morar, então você pode considerar as cidades que vamos te mostrar a seguir, do qual, segundo um estudo da Agência Nacional de Notícias, essas são as cidades mais em conta do país para se viver.

1. Guaratinguetá (SP)
2. Anápolis (GO)
3. Mossoró (RN)
4. Uberaba (MG)
5. Novo Hamburgo (RS)
6. Teixeira de Freitas (BA)
7. Viçosa (MG)
8. Imperatriz do Maranhão (MA)
9. Ji-Paraná (RO)
10. Sobral (CE)

Cidades mais caras do país para morar

Agora, com relação às cidades mais caras do país para se morar, muito embora as pessoas pensem que São Paulo ou Rio de Janeiro sejam as mais caras, estão bem erradas. Isso porque, conforme apresentado pelo estudo, a cidade mais cara do país atualmente é Balneário Camboriú, conhecida como a Dubai brasileira. Veja o ranking:

1. Balneário Camboriú (SC)
2. São Paulo (SP)
3. Rio de Janeiro (RJ)
4. Brasília (DF)
5. Belo Horizonte (MG)
6. Florianópolis (SC)
7. Campinas (SP)
8. Vitória (ES)
9. Porto Alegre (RS)
10. Curitiba (PR)

Custo de vida mais barato não significa mais qualidade de vida

Muito embora, as pessoas acreditam que uma cidade mais barata para se envolver significa mais qualidade de vida, não é isso que os estudos apontam. Isso porque, conforme dados do Índice de Progresso Social Brasil, as cidades eleitas com maior qualidade de vida não são as mais baratas.

Essa situação acontece porque muitas vezes baixos custos de vida podem estar associados as limitações em serviços essenciais. Além disso, oportunidades de emprego podem ser mais escassas, ou ainda menos remuneradas, assim como a infraestrutura urbana pode ser deficiente, afetando o transporte, lazer e bem-estar de seus moradores.

No caso, a qualidade de vida engloba acesso a serviços, segurança e oportunidades econômicos, logo, essas questões não são determinadas pelo aspecto financeiro. Sendo assim, conforme dados do Índice de Progresso Social Brasil, as cidades com maior qualidade de vida do país atualmente são:

1. Gavião Peixoto (SP)
2. Brasília (DF)
3. São Carlos (SP)
4. Goiânia (GO)
5. Nuporanga (SP)
6. Indaiatuba (SP)
7. Gabriel Monteiro (SP)
8. Águas de São Pedro (SP)
9. Jaguariúna (SP)
10. Araraquara (SP)

Comentários estão fechados.