As 10 principais diferenças da faculdade e do ensino médio
O ensino médio e a faculdade podem ter muitas diferenças que assustam os jovens que estão chegam no ensino superior.
O ensino médio e a faculdade carregam muitas diferenças, um jovem que sai da escola para o ensino superior pode se assustar muito com as diversas mudanças no sistema de ensino, nas relações sociais e em diversos detalhes.
Confira abaixo dez diferenças do ensino médio e da faculdade:
Ciclos sociais
Muitas vezes as pessoas que saem do ensino médio para uma universidade se deparam com alunos mais velhos e com um ritmo de vida completamente diferente do ensino médio. Muitos estudantes precisam trabalhar e estudar, outros possuem filhos e são casados, portanto, provavelmente, você fará amizade com pessoas da sua idade e com pessoas com idade para serem seus pais.
Leia também | Veja 8 dicas que vão te ajudar a concluir sua faculdade
Os professores não vão te cobrar nada!
Exatamente, não confunda a faculdade com o ensino médio, onde os professores cobram que você estude. No nível superior você é tratado como adulto, se você reprovar ou for aprovado, os méritos e deméritos são somente seus, você escolheu estar ali e cursar a faculdade da sua escolha superior.
As festas podem ser ótimas em algumas ocasiões, mas nem sempre!
Sim, as festas universitárias são reais! E acredite, elas são muitas. Não estamos sugerindo que você não festeje, às vezes será bom sair com os seus amigos e esquecer os problemas, mas não queira ir a todas as festas da universidade, pois isso pode estragar o seu futuro.
O uso do e-mail
Se prepare para usar o seu e-mail mais do que você está acostumado, nas escolas comuns os alunos não recebem materiais ou se comunicam com os professores por e-mail, mas na faculdade isso é um hábito comum. Portanto, você utilizará seu endereço eletrônico bastante, se o seu e-mail é vergonhoso, trate de criar um novo.
Você montará sua grade
O primeiro semestre a sua grade é fechada, depois você pode escolher quais matérias irá cursar e em quais horários, segundo os critérios da instituição de ensino e disponibilidade de vagas. Algo completamente diferente do ensino médio.
É preciso se atentar ao montar a sua grade
No ensino médio você sabe o que vai cursar em cada ano e que precisa ser aprovado em todas as matérias para conseguir o diploma, e na faculdade você é responsável por montar sua grade, mas existe um planejamento para que você conclua sua graduação no tempo esperado. Portanto, se você puxar poucas matérias sempre, seu tempo para se formar pode ficar maior.
Se você reprovar em uma matéria, você pode cursar-lá no período seguinte ou não
Se você ficar reprovado em alguma matéria, você pode se inscrever nela no período seguinte e cursá-la novamente, ou, pode cursá-la em algum período posterior, você escolhe.
Limite de reprovação
Algumas universidades, geralmente públicas, estabelecem um limite de vezes que você pode reprovar em uma matéria. Caso você reprove além do limite, você perde sua vaga na universidade, isso é comum em universidades estaduais e federais.
Sistema de notas
O sistema de notas pode mudar de faculdade para faculdade, mas, geralmente, você faz duas provas e as notas são somadas e divididas, para obter a média. Ao entrar no nível superior, consulte como funcionam as provas da instituição de ensino.
Leia também | Veja 8 dicas que vão te ajudar a concluir sua faculdade
Você pode sair da sala quando quiser!
Se você precisa ir ao banheiro, ou, até mesmo ir embora da aula, é só sair da sala, sem precisar avisar ninguém. Como citamos, diferente do ensino médio, no nível superior você tem mais liberdade.
Comentários estão fechados.