Carreira

As 10 profissões mais em alta para quem sonha viver na Europa

Para quem sonha em viver na Europa, saiba que este é o momento ideal. Acontece que, diversos países do velho continente estão sofrendo com escassez de mão de obra, nas mais diferentes ocupações e setores.

Existem alguns motivos mais do que claros que explicam porque os países europeus estão passando pela escassez de mão de obra, como, por exemplo, as baixas taxas de natalidade, o envelhecimento populacional, o desenvolvimento econômico, que acaba necessitando de mais trabalhadores e o cenário pós-pandemia.

Para se ter uma ideia, no Reino Unido, existem quase 1,2 milhão de vagas de trabalho abertas sem candidatos para ocupar as atividades. Na Alemanha a situação é semelhante, onde, os milhares de postos de trabalho por preencher fez com que o país perdesse mais de 90 milhões de euros em 2023, ou seja, mais de 2% do PIB.

Se você está planejando se mudar de país, a hora é esta, esse é o momento em que você deve se qualificar, se especializar e assim, garantir grandes oportunidades de emprego, em diferentes países da Europa.

Profissões em alta para conseguir emprego na Europa

Quando se pensa em mudar para o exterior, a melhor maneira de fazer isso não é simplesmente deixando tudo para trás e indo, é fundamental ter estratégia, entender a realidade de cada país e assim fazer uma escolha adequada.

Dentre as questões mais importantes que você precisa avaliar, está o mercado de trabalho, compreender quais são as funções com mais e menos trabalhadores, onde há maior escassez ou mesmo excesso de trabalhadores.

Por conta disso, se você está mirando ir para a Europa, as profissões que frequentemente estão com maior escassez de trabalhadores, representando inúmeras oportunidades de trabalho em diferentes países são:

  • Enfermeiro
  • Profissional de tecnologia da informação
  • Médico
  • Farmacêutico
  • Contador
  • Desenvolvedor web
  • Cientista de dados
  • Engenheiros
  • Profissionais da construção civil
  • Fisioterapeuta

Segundo dados da Autoridade Europeia do Trabalho, sobre escassez e excedentes de mão de obra, revelou que o mercado de trabalho europeu está se tornando cada vez mais restrito, apesar do crescimento econômico lento.

Conforme o relatório, 84% das ocupações estavam em escassez de mão de obra em um ou mais países. Construção civil, engenharia, saúde e tecnologia, acabam sendo pontuados como os setores mais afetados por este problema.

Trabalhadores qualificados em ocupações excedentes

Um outro grande problema enfrentando pelos países da Europa, que contribuí com a escassez de mão de obra, é que vários funcionários em empregos excedentes eram altamente qualificados.

Em outras palavras, muitas vezes, as ocupações excedentes em países da Europa, estão ligados a profissionais altamente qualificados, mostrando que um alto nível de educação nem sempre corresponde automaticamente a boas ofertas de emprego.

Com essa informação, voltamos ao início do nosso texto, em que dissemos que uma das tarefas mais importantes para quem deseja viver na Europa, é identificar onde há excedentes ou escassez de mão de obra, para atingir então as áreas com maior escassez de trabalhadores.

A realidade de apenas ser um profissional altamente qualificado, já não significa mais boas oportunidades de trabalho na Europa, o que tem garantido melhores oportunidades é estar atento aonde faltam mais trabalhadores em áreas mais aquecidas, essa questão, sim, pode trazer inúmeras oportunidades.

Da mesma forma, é preciso lembrar que setores de serviços essenciais, como os profissionais da área da saúde, estão a todo momento em alta, principalmente na Europa, onde a população está envelhecendo, e os países estão necessitando cada vez mais de cuidados a saúde.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

6 hábitos e manias de pessoas muito inteligentes que você precisa saber

Será que pessoas muito inteligentes têm comportamentos diferentes dos nossos? Será que eles tem um…

51 segundos atrás

Como Conseguir Empréstimo com Nome Sujo?

Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…

2 horas atrás

8 faculdades que oferecem cursos gratuitos para pessoas 60+

Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…

4 horas atrás

Quais são as cervejas preferidas dos brasileiros?

Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…

5 horas atrás

8 faculdades de 2 anos que pagam salários acima de R$ 3 mil

Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…

7 horas atrás

Conheça as 5 Piores profissões do Brasil

Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…

9 horas atrás