Segundo o site Will Robots Take My Job? (Robôs vão assumir meu emprego?), 1/4 dos trabalhadores estão preocupados, sim, com a possibilidade das novas tecnologias, como a Inteligência Artificial (IA), os substituir nos próximos anos.
Quando falamos sobre carreiras e IA, uma das dúvidas mais comuns é: “Quais carreira estão mais vulneráveis à IA e a automação?”. Essa é uma questão um tanto complexa de se lidar, muito embora tenhamos um contexto sobre isso.
Para muitos especialistas, a ideia é simples, se o seu emprego depende da sua subjetividade, ou seja, você praticamente estará imune a automação e IA, porém, se seu trabalho não depende de subjetividade humana, é repetitivo e pode ser facilmente automatizado, então você pode estar no meio do furacão.
Mas, acima disso, é preciso saber que para muitas profissões a IA terá um imenso potencial para aumentar as capacidades humanas, criando novas oportunidades e revolucionando industrias, ou seja, da mesma forma que as tecnologias acabam com empregos, elas criam outros.
Para quem está curioso para saber quais devem ser as profissões que devem, de fato ser substituídas pela IA em um curto período de tempo, mais especificamente nos próximos cinco a dez anos, vamos utilizar uma série de estudos e levantamentos.
Dentre os estudos e levantamentos utilizados, temos:
A IA já está sendo utilizada para desenvolver plugins e microsserviços com base nos requisitos e entrada do usuário. Não é nenhum pouco assustador pensar que daqui a algumas décadas, um usuário seja capaz de simplesmente contar com sua assistente de IA para desenvolver seus próprios programas e softwares em segundos.
Apesar de ser um movimento que pode levar alguns bons anos para acontecer, em um período de até 10 anos, funções mais básicas de programação, assim como funções mais básicas de análise de dados e desenvolvimento web, serão substituídos pela inteligência artificial.
Está mais do que claro que o ChatGPT é uma excelente ferramenta para realizar tarefas básicas de escrita e revisão. Dessa forma, redatores que fazem textos curtos, sem muita profundidade, ou pessoas que precisam revisar esse tipo de texto, estarão extintas nos próximos 10 anos, graças a IA.
Diferente dos tradutores como o Google tradutor, que simplesmente fazia uma tradução direta, as ferramentas de IA, conseguem agora traduzir compreendendo o contexto das falas, o que antes era um dos diferenciais dos tradutores perante ferramentas de tradução, agora perde o seu destaque por conta das ferramentas que entendem o contexto e traduzem de maneira mais compreensível.
Além de entenderem o contexto das falas e criarem traduções mais fidedignas, a inteligência artificial em segundos pode traduzir grandes volumes de dados, que um humano demoraria horas ou mesmo dias para finalizar.
Diversas IAs tem se popularizado, devido a sua extrema capacidade, como Dall.E, e Midjourney. Dessa forma, quem precisa de trabalhos que são fáceis de serem descritos para serem executados, utilizaram inteligência artificial e não mais serviços de design gráfico.
Lembrando que, trabalhos mais complexos, que dependem muito da subjetividade e criatividade humana, estarão imunes de serem substituídos pela IA.
Boa parte das empresas já estão utilizando sistemas alimentados por IA, que processam inserem, formatam e comunicam dados com base nos requisitos exigidos. Dessa maneira, quem trabalha com a entrada de dados, está absolutamente na mira da inteligência artificial, podendo desaparecer em um prazo de até 10 anos.
Basicamente, todos os estudos e levantamentos que consultamos afirmam que os caixas de banco devem desaparecer nos próximos anos graças a IA. Além disso, diversos bancos já estão reduzindo o seu quadro de funcionários ou mesmo número de agências, investindo em aplicativos mais intuitivos e rápidos de usar.
Agendar reuniões, pesquisar e preparar documentos, aplicar fórmulas básicas de Excel, reservar hotéis, fazer ligações, tudo isso e muito mais que é realizado por uma equipe de suporte administrativo dará espaço para a inteligência artificial, que fará isso e muito mais, com muito mais assertividade e em poucos segundos.
No setor jurídico há muito mais do que apenas advogados e juízes. Contudo, inegavelmente, parte desses profissionais que fazem as funções jurídicas, como assistente jurídico, escrivão entre outros, devem ser completamente substituídos por ferramentas automatizadas e IA.
Funções mais básicas de RH como analisar candidaturas a emprego, comparar qualificações e os requisitos do cargo antes da seleção, responder perguntas básicas de funcionário, processar dados da folha de pagamentos. Todas essas tarefas podem facilmente ser substituídas por IA, e muito provavelmente vão em um prazo de até 10 anos.
No topo da lista de profissões que devem desaparecer nos próximos 10 anos graças a IA, está o telemarketing, isso porque, grandes modelos de linguagem permitem que sistemas de computação falem com clientes, respondam perguntas, resolvam dúvidas, tudo isso integrado em um sistema que atenderá os principais requisitos das empresas.
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…
Se você está de olho em uma vaga e quer ganhar vantagem na fila, tenho…