Chamadas

As 12 palavras da Língua Portuguesa impossíveis de se pronunciar

A língua portuguesa é frequentemente associada a uma das línguas mais difíceis do mundo para se aprender, certo? Apesar de ser um idioma bem estranho para quem não fala português, esse mito não é tão verdadeiro assim.

Na verdade, a língua portuguesa é considerada uma das mais difíceis do mundo, principalmente devido às suas regras gramaticais complexas, tal como o grande número de exceções, além de outros fatores como concordância verbal e nominal, flexão verbal, ortografia, ambiguidade semântica e outras.

Mas, também é fato, não é somente pelas regras gramaticais que o português é uma língua difícil de se aprender, existem muitas palavras do nosso vocabulário que são absolutamente difíceis de se pronunciar, inclusive para nós, nativos da língua portuguesa.

Para mostrar um pouco da complexidade da nossa língua, decidimos reunir algumas das palavras que realmente existem, estão no dicionário, mas são praticamente impronunciáveis, até mesmo para falantes nativos.

Palavras impronunciáveis da língua portuguesa

Preparado para conhecer algumas das palavras da língua portuguesa que são absolutamente impossíveis de se pronunciar? Então confira algumas das mais difíceis e o significado de alguma delas. Além disso, faça um desafio e tente pronunciar algumas em voz alta.

1. Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico: Relacionado a uma doença pulmonar grave causada pela inalação de partículas finas de sílica, comuns em atividades vulcânicas ou industriais.

2. Hipopotomonstrosesquipedaliofobia: Medo ou fobia de pronunciar palavras longas e complicadas, especialmente em público por medo de errar.

3. Anticonstitucionalissimamente: De forma extremamente contrária à constituição. A palavra inconstitucionalissimamente, sua sinónima, é também uma palavra muito comprida (27 letras).

4. Oftalmotorrinolaringologista: Médico especializado no diagnóstico e tratamento de doenças dos olhos, ouvidos, nariz e garganta.

5. Cineangiocoronariográfico: Procedimento médico que registra imagens em movimento dos vasos sanguíneos do coração para identificar problemas cardíacos.

6. Dacriocistossiringotomia: Cirurgia para desobstruir canais lacrimais.

7. Coronografopolarímetro: Instrumento usado para medir a luz polarizada em estudos sobre as coroas solares ou para análise em coronografias.

8. Dacriocistorrinostomia: Cirurgia para criar um novo canal entre o saco lacrimal e o nariz.

9. Histerossalpingectomia: Remoção do útero e das trompas de falópio.

10. Monosialotetraesosilgangliosídeo: Substância química usada em tratamentos neurológicos.

11. Dimetilaminofenildimetilpirazolona: Composto químico usado como base em medicamentos para alívio de dores e inflamações.

12. Desculpa: Essa é uma palavra com apenas 8 letras, mas que muitas vezes parece ser mais difícil de se falar do que qualquer outra listada anteriormente. Ao contrário das demais palavras, essa não trava a língua, mas tem gente que é averso a ela.

Como melhorar a pronuncia de palavras difíceis?

Existem algumas dicas bem legais que você pode utilizar para conseguir falar palavras tão complexas com mais facilidade. Essas estratégias podem ser bem úteis com qualquer palavra que você tenha dificuldades.

1. Divida a palavra em partes menores: Identifique as sílabas ou radicais principais. Por exemplo:

Pneumo-ultra-micro-scópico-sílico-vulcano-coniótico.

2. Procure o seu significado: Saber o que cada parte significa ajuda a pronúncia. Por exemplo, “pneumo” quer dizer a pulmão, “ultra” significa extremo, e assim por diante.

3. Treine sílaba por sílaba: Fale devagar e repita cada parte até se sentir confortável em unir todas as sílabas.

4. Preste atenção na tonicidade: Identifique a sílaba tônica (a mais forte) para dar ênfase correta. Exemplo: em Anticonstitucionalissimamente, a tônica é o “men”.

Essas dicas, apesar de simples, podem te ajudar a decodificar palavras que parecem bem difíceis de se pronunciar, fazendo com que você conquiste uma nova habilidade de pronunciar palavras consideradas impronunciáveis.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

8 dicas para parecer confiante mesmo não sendo

Nem sempre a confiança está dentro de nós, porém a forma como nos apresentamos pode…

3 dias atrás

Os 10 empregos mais demanda na Austrália pelos próximos 5 anos

Você tem o sonho de trabalhar na Austrália ou investir em uma nova carreira com…

4 dias atrás

11 dicas para encontrar motivação para estudar após os 30 anos

Estudar depois dos 30 pode parecer intimidador só que nunca foi tão necessário e possível.…

5 dias atrás

Usar IA pode me ajudar ou prejudicar na hora de criar meu currículo?

O mercado de trabalho nunca foi tão desafiador quanto hoje, afinal as vagas que antes…

6 dias atrás

8 habilidades que você precisa ter e estão em falta no mercado de trabalho

O mercado de trabalho nunca esteve tão competitivo quanto agora, afinal todo ano surgem novas…

7 dias atrás

7 empregos para quem tá desempregado e precisa rápido trabalhar

O desemprego é uma situação bem complexa na vida dos brasileiros. Atualmente, quase 8 milhões…

3 semanas atrás