A Alemanha é frequentemente citada como um dos países que mais sofrem com a escassez de mão de obra qualificada. Para se ter ideia, o país fechou o ano de 2023 com 770.301 vagas de emprego sem candidatos, conforme dados do Statista.
O país vem enfrentando problemas há muitos anos, que estão se intensificando agora, como o envelhecimento populacional, cuja idade média é de 45 anos, e uma baixa natalidade de 1,53 nascimentos por mulher.
Consequentemente, a Alemanha está dependendo cada vez mais de trabalhadores estrangeiros. Na verdade, o que está mantendo e deverá se intensificar ainda mais para que o país mantenha sua economia funcionando, são os expatriados.
Tanto é que nos últimos anos a Alemanha tem feito contínuas mudanças nas suas regras de imigração, em um esforço para garantir que se torne mais fácil para estrangeiros qualificados tenham acesso ao mercado de trabalho do país.
Para se ter ideia, um novo sistema de vistos de trabalho que busca atrair trabalhadores qualificados de países terceiros, ou seja, de fora da União Europeia entrou em vigor no mês passado.
Nesse novo modelo, estrangeiros que preencherem os pré-requisitos do novo sistema vão garantir o direito de viver no país por um período de um ano, isso, enquanto estão procurando emprego, ou seja, após a conquista de uma oportunidade, será extremamente fácil se estabelecer no país.
Na Alemanha, uma pesquisa do instituto IFO, sediado em Munique, descobriu que 87% das empresas familiares estavam sofrendo com o impacto da escassez de trabalhadores, conforme informa o relatório EURES, da Autoridade de Trabalho Europeu.
De acordo com um estudo publicado pela Bertelsmann Stiftung, uma fundação independente de direito privado com sede em Gütersloh, Alemanha o país precisará de pelo menos 146 mil imigrantes não pertencentes a União Europeia para fechar a lacuna e resolver o problema de escassez de mão de obra no país.
O estudo afirma ainda que a demanda por mão de obra não pode ser atendida pela população local, isso porque, o tamanho da Alemanha, assim como seu crescimento estável e mudanças estruturais na economia alemã, estão criando centenas de emprego a cada ano. O problema é que o talento local para preencher essas posições é escasso.
Se você tem o interesse em migrar para a Alemanha, a seguir, vamos te contar as principais vagas, em que se encontrará empregos com mais facilidades, assim como as principais áreas para buscar uma oportunidade. Confira!
Principais vagas de emprego na Alemanha:
Indústrias com maiores oportunidades de emprego:
Leia também | Profissões em falta na Itália que podem te liberar o visto de trabalho
Segundo último dado divulgado pela Destatis em abril de 2023, o salário médio bruto da Alemanha é de 4.323 euros por mês, e a média de custo de vida de uma única pessoa no país é de 980 euros por mês, sem contar aluguel.
Já com aluguel, que pode variar entre 700 a 910 euros (apartamento de um quarto), o custo de vida total para quem deseja viver no país é de 1890 euros por mês. O que deixa quem vai morar no país com um saldo muito positivo para além de se manter, poder disfrutar o melhor que a Alemanha e Europa pode oferecer.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…