Carreira

As 7 melhores carreiras que exigem só o nível fundamental

Existem muitas carreiras de nível fundamental com bons salários, é verdade que as boas oportunidades para quem não completou o ensino médio são poucas, mas isso não que dizer que são inexistentes.

Existem muitas profissões que não exigem o ensino médio dos trabalhadores e que pagam bons salários, as exigências de cada vaga são diferentes, mas é válido conhecer quais são as melhores oportunidades do mercado.

Portanto, se você não concluiu o ensino médio e está em busca de uma nova profissão, confira abaixo as sete melhores carreiras que exigem só o nível fundamental:

melhores carreiras / Imagem freepik

Bombeiro Civil

Para ser bombeiro Civil não é necessário o ensino médio, apenas o fundamental. Esses profissionais ganham bons salários e podem atuar em estabelecimentos comerciais, empresas, shows e diversos outros locais.

Leia também | Concursos de nível fundamental: Veja como encontrar os melhores

Vigilante

Para ser vigilante é preciso ter 21 anos, ter instrução correspondente à quarta série do ensino fundamental e ter concluído o curso de formação de vigilantes. O curso de formação dura aproximadamente 1 mês e o profissional pode realizar cursos de especialização posteriormente, para atuar em áreas com uma remuneração maior.

Caminhoneiro

Isso depende muito da empresa que você escolher, existem algumas empresas que cobram o ensino médio, já outras não possuem essa exigência, mas o requisito principal é que você tenha a CNH da categoria D ou E, dependendo do veículo.

Vendedor

Trabalhar como vendedor vai depender única e exclusivamente da sua habilidade, é claro que existem cursos, mas o principal é a sua experiência prática com vendas, quanto melhor você for, maior será a sua remuneração.

Mecânico

Profissionais que atuam com mecânicos podem ganhar bons salários, basta realizar um curso técnico ou profissionalizante e ter experiência na área. Algumas empresas contratam quem possui o nível fundamental inicialmente para vaga de auxiliar, podendo se qualificar posteriormente e ocupar outro cargo.

Cabeleireiro

A profissional responsável por cuidar de cabelos, na maioria femininos, pode ganhar muito dinheiro sem precisa concluir o ensino médio. É possível trabalhar para algum salão ou abrir o seu próprio negócio. Existem diversos cursos profissionalizante e de especialização na área.

Leia também | Ensino médio: 7 motivos para você concluir e mudar de vida

Jardineiro

Para trabalhar como jardineiro a experiência é fundamental, existem cursos que podem te ajudar a se qualificar. O salário pode chegar a 3 mil reais mensais e se o jardineiro for freelancer, ele ganha segundo a quantidade de serviços prestados.

Matheus Vinicius Ribeiro

Redator, atuando ativamente há mais de 5 anos no mercado do jornalismo digital.

Postagens recentes

5 situações que a revisão pode aumentar o valor da aposentadoria em 2026

Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…

1 semana atrás

Faculdade para se formar rápido? Veja os cursos mais rápidos do Brasil

Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…

2 semanas atrás

15 doenças mais ‘fáceis’ se aposentar pelo INSS

Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…

2 semanas atrás

11 doenças na coluna que podem dar direito a aposentadoria em 2026

Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…

2 semanas atrás

15 países com os melhores sistemas de aposentadoria do mundo

O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…

2 semanas atrás

Aposentadoria por obesidade: Consulte se você tem direito

A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…

2 semanas atrás