As evidências de que a Terra ‘já teve anéis como os de Saturno’
Tudo indica que existem evidências científicas que sugerem que a Terra pode ter tido anéis semelhantes aos de Saturno
Será que a Terra também já possuiu anéis, como os que circundam Saturno? Tudo indica que existem evidências científicas que sugerem que a Terra pode ter tido anéis semelhantes aos de Saturno há cerca de 466 milhões de anos, durante o período Ordoviciano.
Segundo um estudo recente liderado por Andrew G. Tomkins, da Universidade Monash, sugere que um grande asteroide se desintegrou perto da Terra, criando um anel de detritos ao redor do planeta. Essa informação parece ter saído de um filme de ficção-científica, mas parece que não é imaginação de nenhum roteirista, são evidências reais apresentadas por pesquisadores.
Essas evidências incluem a concentração de 21 crateras de impacto próximas ao equador, o que é estatisticamente incomum e sugere a presença de um anel. Além disso, camadas de rochas sedimentares desse período contêm quantidades extraordinárias de detritos de meteoritos, o que apoia essa hipótese.
Simulações
Por meio de modelos computacionais, fica claro que houve a formação de um anel ao redor da Terra. Isso pode ter acontecido em determinadas condições, como a colisão com um grande asteroide ou cometa. Esses modelos também mostram que o anel poderia ter persistido por algumas dezenas de milhões de anos antes de se dissipar.
Esse anel teria causado uma chuva de detritos na superfície terrestre e pode ter contribuído para um evento climático significativo, conhecido como a Hirnantian Icehouse, uma das eras mais frias da história da Terra.
Por que o anel desapareceu?
Mas o que teria causado o desaparecimento desses aneis? Tudo indica que com o passar do tempo, os fragmentos do anel teriam colidido entre si e com a superfície terrestre, gradualmente se dissipando. Imagina-se que a maior parte do material caiu sobre a Terra, formando as crateras de impacto observadas.
Leia também | IBGE diz que expectativa de vida está subindo no Brasil
Os anéis de Saturno
Os anéis de Saturno são o mais extenso sistema de anéis de todos os planetas do Sistema Solar. Eles consistem em incontáveis pequenas partículas, cujo tamanho varia de micrômetros a metros, em órbita ao redor de Saturno.
As partículas dos anéis são compostas quase totalmente de gelo de água, com um componente residual de material rochoso. Ainda não há consenso quanto ao mecanismo da sua formação. Embora modelos teóricos tenham indicado que os anéis provavelmente se formaram no início da história do Sistema Solar, novos dados da sonda Cassini sugerem que eles se formaram relativamente tarde.
Comentários estão fechados.