Nos anos 1990 havia na TV por assinatura diversas séries dedicadas ao público jovem. Tinha história para todos os gostos, como por exemplo a de quatro adolescentes que tentam se encontrar nessa fase conturbada da vida. Tinha o dia a dia da colunista Carrie Bradshaw e as amigas Samantha, Charlotte e Miranda. E uma moça que tinha como missão caçar vampiros.
Como dissemos, eram histórias para todos os gostos. No texto a seguir vamos relembrar um pouco dessas séries de sucesso dos anos 90.
Dawson’s Creek é uma das séries dramáticas de maior prestígio da televisão, principalmente entre o público jovem. Criada por Kevin Williamson, tinha como protagonista o sonhador Dawson Leery (James Van Der Beek), além de seus seus amigos Joey Potter (Katie Holmes), Jen Lindley (Michelle Williams), Pacey Witter (Joshua Jackson) e Jack McPhee (Kerr Smith).
O grande sucesso da série era a maturidade com que os personagens tratavam os temas da adolescência. Para o grupo de adolescentes, formado por Dawson, Joey, Pacey e Jen, passar para o “mundo” adulto não poderia ser mais difícil.
No Brasil, a série estreou em 3 de Março de 1998 no canal por assinatura Sony Channel.
A colunista Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker) e as amigas Samantha (Kim Cattrall), Charlotte (Kim Cattrall) e Miranda (Kristin Davis) exploram os altos e baixos do mundo dos solteiros em Nova York. Aos trinta e poucos anos de idade, elas são bonitas, bem-sucedidas e, principalmente, unidas por uma grande amizade.
Sex and the City recebeu aclamação da crítica por seus assuntos e personagens, e é creditado por ajudar a aumentar a popularidade da HBO como uma rede.
Felicity é uma série de televisão dramática norte-americana criada por J.J. Abrams e Matt Reeves. A trama gira em torno das experiências da estudante Felicity Porter (Keri Russell), de seus amigos e interesses amorosos, dentro da fictícia Universidade de Nova York, baseada na Real New York University. Teve como diretores mais notáveis os vencedores do Oscar, Brian Grazer e Ron Howard.
Os episódios normalmente iniciavam com Felicity sentada em seu dormitório com um gravador, lembrando de eventos para fazer uma fita cassete para enviar para sua amiga Sally Reardon (Janeane Garofalo).
Em 1999, Felicity foi vencedora dos prêmios Globo de Ouro, NAACP Image e Emmy. Foram quatro temporadas exibidas pelo canal pago Sony Channel.
Buffy, a Caça-Vampiros é um drama sobrenatural criado por Joss Whedon. A história segue a vida de Buffy Summers (Sarah Michelle Gellar), a mais recente numa linha de jovens mulheres conhecidas como Caçadoras.
O sucesso de Buffy levou à venda de centenas de produtos, incluindo romances, banda desenhada, e jogos de vídeo, entre outros.
Buffy Anne Summers descobriu, quando ainda era uma adolescente, que não era uma menina comum. Ela é uma das escolhidas para lutar contra o mal, forte e corajosa que tem um destino a cumprir: proteger o mundo de monstros.
Na primeira temporada, ironicamente, seu primeiro amor acaba sendo um vampiro, Angel (David Boreanaz), que se mantém uma personagem principal da série até ao fim da terceira temporada. No Brasil a série foi exibida pelo canal pago Fox.
Full House narra os acontecimentos do pai viúvo Danny Tanner (Bob Saget), que convoca seu cunhado Jesse Katsopolis (John Stamos) e seu melhor amigo Joey Gladstone (Dave Coulier)para ajudar a criar suas três filhas, DJ (Candace Cameron), Stephanie (Jodie Sweetin) e Michelle (Mary-Kate e Ashley Olsen).
Depois que a esposa do repórter Daniel Ernest Tanner (mais conhecido como Danny), Pamela, é morta em um acidente de carro por um motorista bêbado, ele recruta seu cunhado roqueiro Jesse Katsopolis, o irmão mais novo de Pamela, e o melhor amigo desde a infância, Joey Gladstone (que trabalha como comediante stand-up) para ajudar a cuidar de suas três filhas pequenas: DJ, Stephanie e a recém-chegada Michelle, em sua casa em São Francisco.
A série foi exibida no Brasil pelo canal pago Warner Channel. Em 26 de fevereiro de 2016 foi lançado na Netflix um revival da série, mostrando como a família Tanner vive nos dias de hoje, após 29 anos.
Em One Tree Hill a história gira em torno de Lucas Scott (Chad Michael Murray), um jovem de 16 anos que sonha em ser jogador de basquete. Vive com a mãe, Karen Roe (Moira Kelly), e é meio-irmão de Nathan Scott (James Lafferty). Seu pai, Dan (Paul Johansson), nunca o aceitou como filho, deixando-o sob criação total da mãe.
Ao ser convidado para se juntar aos Ravens, time de basquete da Tree Hill High, escola onde estuda, Lucas tem de lidar com a pressão do pai e o temperamento forte do irmão Nathan. Além disso, ele se apaixona por Peyton Sawyer (Hilarie Burton), namorada do irmão, cheerleader do time. Para piorar, Brooke Davis (Sophia Bush), melhor amiga de Peyton, se apaixona pelo jovem.
Ao longo das temporadas, One Tree Hill ganha alguns saltos no tempo e muda seu foco. A série deixa de ser considerada teen na quinta temporada, quando a temática sobre o basquete e problemas adolescentes diminuem.
À medida que os personagens crescem e o tempo passa, a storyline baseia-se em problemas adultos: Emprego, gravidez e relacionamentos frustrados, além de explorar temas polêmicos sobre anorexia, abandono, adoção, drogas e bebida.
A série foi exibida no Brasil pelo SBT com o título “Lances da Vida”.
Em Saved by the Bell, depois que Zack Morris, o governador da Califórnia, fica em apuros ao fechar muitas escolas para estudantes de baixa renda, ele propõe que os alunos afetados por esses fechamentos sejam mandados para os colégios com os melhores desempenhos do estado, como o Bayside High.
O choque entre essas duas realidades completamente diferentes se mostra tão necessário quanto hilário.
No elenco estão: Mark-Paul Gosselaar, Dustin Diamond, Tiffani Thiessen, Elizabeth Berkley, Leah Remini, entre outros.
Leia também | “O Primeiro Natal do Mundo”: filme brasileiro está disponível no Prime Video
Daria é uma série de animação americana criada por Glenn Eichler e Susie Lewis Lynn para a MTV. A trama gira em torno de Daria Morgendorffer, uma adolescente inteligente e amarga.
A história se passa na fictícia cidade americana suburbana de Lawndale, e é uma sátira da vida de colegial, cheia de alusões e críticas da cultura popular e classes sociais.
Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…