Como dizem muitas pessoas por aí. Sextou!!! Com a chegada de sexta-feira, muitas pessoas começam a se programar para o final de semana que geralmente acontece após às 18h, assim que se saí do trabalho. No entanto, para muitas pessoas o final de semana é a data preferida para se tomar uma cerveja gelada.
Para quem quer tomar uma no final de semana de maneira consciente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem definido qual é a quantidade máxima de cerveja que devemos tomar por dia. Se você é uma dessas pessoas mais controladas com a bebida e quer saber qual o limite para se tomar, você está no lugar certo!
De acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), é sugerido que os homens controlem seu consumo diário de cerveja, limitando-se a um máximo de 700 mililitros, o que corresponde a duas latinhas de cerveja.
Para as mulheres, a recomendação é ainda mais restrita, com um limite de 350 mililitros de cerveja por dia, o equivalente a uma única latinha diária.
Essas orientações têm como objetivo promover hábitos saudáveis de consumo de álcool, considerando os possíveis impactos na saúde. O cuidado com a quantidade de cerveja consumida não apenas pode evitar excessos prejudiciais ao organismo, mas também contribuir para a manutenção de um estilo de vida equilibrado.
Já para o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), uma organização que é referência sobre o assunto no Brasil, para consumir álcool com moderação, a quantidade diária recomendada é:
Os especialistas do CISA explicam que 1 dose de bebida contém cerca de 14g de álcool puro. Isso é equivalente a um copo de cerveja de 350 ml, com 5% de álcool; ou uma taça de vinho de 150 ml, com 12% de álcool; ou ainda um copo de destilado de 45 ml, com 40% de álcool.
É importante lembrar que, além das quantidades indicadas, é fundamental estar atento aos próprios limites e respeitar os princípios de moderação, prezando pelo bem-estar geral.
Leia também | Top 10 cervejas mais caras do mundo em 2023
Um grande estudo global sobre os efeitos do álcool na saúde humana está mostrando que as mensagens de “beba com moderação” podem não ser tão confiáveis quanto pensamos.
Depois de analisar mais de 100 mil pessoas de 195 países entre 1990 e 2016, os pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, chegaram a uma conclusão importante: não existe uma quantidade segura para consumir bebidas alcoólicas.
Além disso, eles alertam que até mesmo benefícios possíveis, como aquela taça de vinho para o coração, não compensam os riscos, como o aumento do risco de câncer e outros problemas.
Sabe quem começou a ideia de que beber moderadamente faz bem? Foi a indústria do álcool, baseada em estudos que não eram muito controlados, segundo o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ele diz: “O mais saudável é não beber. Mas, se beber, o ideal é não passar de uma ou duas doses por semana”.
Fica claro que beber todo dia, mesmo que seja só um pouquinho, não é uma boa ideia se você quer cuidar da sua saúde.
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…