Chamadas

Atores de Hollywood entram oficialmente em greve

Se você está esperando por episódios inéditos de suas séries favoritas, vai continuar esperando! Isso porque os atores de Hollywood resolveram entrar em greve. A paralisação já está valendo desde a meia-noite desta quinta-feira (13).

Em maio deste ano os roteiristas já estavam em greve e agora juntam-se a eles os atores. Com isso, estão interrompidas a maior parte da produção de cinema e televisão nos EUA. Roteiristas e atores não entravam em greve ao mesmo tempo desde 1960.

O sindicato que representa os atores de Hollywood (SAG-AFTRA, na sigla em inglês) anunciou que a categoria entrou em greve a partir da meia-noite desta quinta-feira (no horário de Los Angeles, ou 4h da manhã, em Brasília).

A atriz Fran Drescher, presidente do SAG, e o líder das negociações, Duncan Crabtree-Ireland, falaram durante a entrevista coletiva porque decidiram entrar em greve. A paralisação não atinge outros setores. Alguns membros, como atores de comerciais ou de audiolivros, ainda podem manter suas atividades.

“Quando empregadores fazem de Wall Street e da ganância suas prioridades e esquecem dos contribuidores essenciais que fazem a máquina funcionar, nós temos um problema, e estamos vivendo isso neste momento”, afirmou Fran Drescher (conhecida dos brasileiros pela série The Nanny).

“Este é um momento muito seminal para nós. Comecei pensando seriamente que poderíamos evitar uma greve. A gravidade dessa mudança não passou despercebida por mim ou por nosso comitê de negociação, ou por nossos membros do conselho, que votaram unanimemente para prosseguir com uma greve. É uma coisa muito séria que afeta milhares, senão milhões de pessoas em todo o país e ao redor do mundo.”

Leia Também | Desabafo:  Mel Maia fala sobre assédio sofrido a caminho do trabalho 

O que estão pedindo os atores

Os atores querem melhores condições de trabalho, que sejam melhor remunerados pela exibição de seus filmes e séries nas plataformas de streaming e que haja a regulamentação do uso de Inteligência Artificial nos sets.

Uma atriz brasileira também aderiu à greve. Bruna Marquezine, que está chegando em Hollywood, está na lista de nomes dos que pararam de trabalhar. Ela interrompeu a divulgação do filme “Besouro Azul” em apoio à paralisação e pediu aos fãs para ajudarem.

Peças de teatrais não serão atingidas pela greve. Isso porque os contratos teatrais/TV são separados do Network Television Code da SAG-AFTRA, que abrange a televisão sem roteiro na televisão ou mídia digital, ou seja, talk shows, variedades, reality shows, Game Shows, premiações e documentários (a menos que estejam sendo lançados nos cinemas ) ainda estão livres para continuar, assim como as novelas, conforme informou o site Forbes.

A SAG-AFTRA também tem acordos com canais de TV de cabo específicos que não serão afetados pela greve.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

8 Raças de cachorro que têm mais tempo de vida

Toda vez que acolhemos em nossa casa um cachorro a primeira coisa que desejamos é…

2 horas atrás

5 doramas românticos para quem nunca assistiu séries asiáticas

Para você que não sabe o que são doramas, vamos explicar rapidinho! São séries de…

3 horas atrás

Os 9 empregos dos seus sonhos que você não sabia que existiam

Quando pensamos no emprego dos sonhos, o que é que vem na sua mente? Um…

7 horas atrás

7 direitos que você nem sabe que tem na hora de comprar comida

Confira alguns dos seus direitos e não seja enganado na hora de comprar produtos no…

8 horas atrás

Vai sair do país? Melhor não usar essas gírias brasileiras lá fora

Você gosta de falar usando muitas gírias do português, no Brasil? Então é melhor tomar…

9 horas atrás

Os 9 personagens mais fortes de Demon Slayer

Desde que Demon Slayer (Kimetsu no Yaiba) se tornou um anime super popular, ainda em…

9 horas atrás