INSS Auxílio-doença / Imagem Divulgação / freepik / editado por Meu Valor Digital
Visando facilitar a solicitação do auxílio-doença, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Correios fizeram uma parceria para o público poder solicitar o benefício nas agências espalhadas pelo Brasil.
Portanto, o benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença) poderá ser solicitado por meio do Atestmed no Balcão Cidadão, disponível em 2,6 mil agências dos Correios espalhadas pelo Brasil.
Este benefício é direcionado para pessoas incapacitadas temporariamente para o trabalho ou sua atividade habitual por mais de 15 dias consecutivos.
O benefício por incapacidade temporária, como citamos, é um auxílio concedido para segurados do INSS que estejam incapacitados temporariamente por um período maior do que 15 dias.
Requisitos para solicitar:
Leia também | Benefícios do INSS podem ser suspensos automaticamente, saiba o que muda
A parceria para agilizar a solicitação do auxílio-doença foi formalizada na segunda-feira, dia 14 de outubro, por Alessandro Stefanutto, presidente do INSS e Fabiano Silva dos Santos, presidente dos Correios.
A parceria dos Correios e do INSS tem como finalidade dar mais agilidade à concessão de auxílio-doença com até 180 dias de afastamento. Com o Atestmed, será possível receber o benefício sem precisar passar por uma perícia médica presencial.
Os beneficiários poderão fazer o requerimento de Atestmed diretamente nas agências dos Correios, onde o funcionário digitalizará todos os documentos e colocará eles diretamente no sistema do INSS.
Leia também | Seu CPF está na lista de 800 mil idosos do INSS que não receberão salário?
Segundo o presidente do INSS, atualmente, os auxílios estão sendo analisados em até quinze dias. Entretanto, por conta da nova parceria com os Correios será mais acessar o serviço.
Portanto, será normal que os benefícios sejam analisados com mais rapidez a partir de agora, por conta da parceria.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…