O azeite é um alimento rico em benefícios para a saúde, desde que não seja usado de forma exagerada. O azeite de oliva, especialmente o extra virgem, tem composição única, rica em ácidos graxos monoinsaturados, vitaminas e antioxidantes. Isso faz dele um aliado na prevenção de diversas doenças e na promoção do bem-estar geral.
Se você gosta de usar o azeite em alimentos para dar um sabor melhor ainda, está no caminho certo para manter a sua saúde em dia. Ele possui gorduras monoinsaturadas que são consideradas gordura “boa” para a nossa saúde.
As gorduras monoinsaturadas monoinsaturadas são um tipo de gordura insaturada, considerada benéfica para a saúde, principalmente quando consumida com moderação em substituição às gorduras saturadas.
O ácido oleico presente no azeite ajuda a reduzir o colesterol LDL (“mau”) e aumentar o colesterol HDL (“bom”), diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.
O azeite é rico em antioxidantes, como vitamina E e polifenóis, que combatem os radicais livres e protegem as células contra danos oxidativos.
Antioxidantes são moléculas que combatem os radicais livres, moléculas instáveis que podem danificar as células do nosso corpo. Essa ação ajuda a proteger o organismo contra o estresse oxidativo, um processo natural que pode contribuir para o envelhecimento precoce e doenças como câncer, doenças cardíacas e Alzheimer.
O azeite é rico em vitaminas A, E e K, importantes para a saúde da visão, pele, ossos e sistema imunológico. O azeite também possui propriedades anti-inflamatórias, ajuda a controlar a glicemia, proteger contra diabetes tipo 2 e melhorar a saúde digestiva.
Escolha o tipo certo de azeite: Existem três tipos principais de azeite de oliva: extra virgem, virgem e refinado. O azeite extra virgem é o mais saudável, pois é extraído a frio e conserva todas as suas propriedades nutricionais. O azeite virgem também é uma boa opção, mas é menos saudável que o extra virgem. O azeite refinado é o menos saudável, pois passa por um processo de refinamento que remove muitos dos seus nutrientes.
Para aproveitar ao máximo os benefícios do azeite, é importante consumi-lo cru, em saladas, legumes cozidos, torradas ou como tempero de pratos frios. O azeite também pode ser usado em frituras leves, mas é importante não aquecê-lo em temperaturas muito altas, pois isso pode destruir seus nutrientes.
Leia também | 10 raças de cães conhecidas por serem as mais amigáveis
Consumir azeite de oliva de forma saudável é uma ótima maneira de melhorar sua saúde e bem-estar.
Esse texto é apenas informativo. O melhor é sempre consultar um nutricionista ou médico para obter orientações personalizadas sobre sua dieta e consumo de azeite.
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…