Filial do Credit Suisse em Londres no dia 16 de março de 2023 — Foto: REUTERS/Hannah McKay
O presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos, Isaac Sidney, alertou nesta semana que o setor bancário brasileiro está em alerta geral em decorrência dos últimos acontecimentos na Europa e nos Estados Unidos.
Vale lembrar que no mês passado, duas instituições financeiras norte-americanas quebraram, além da Credit Suisse ter sido vendida em urgência diante de uma iminente falência, o que deixou todo o mercado em alerta geral.
Para o presidente da Febraban, esses recentes acontecimentos impactam nas discussões quanto à regulamentação internacional e a possibilidade dos bancos de se reerguer após situações problemáticas.
Epicentro de turbulência bancária das últimas semanas, bancos de médio porte, assim como bancos regionais dos Estados Unidos, começaram a sofrer grandes questionamentos quanto à saúde financeira.
Diferente do Brasil, onde as instituições são identificadas mais como um nicho e possuem atuação limitada quando comparadas a bancos grandes. Nos EUA, o segmento garante suporte aos pequenos negócios, garantindo a maior parte do seu dinheiro para o financiamento de casas, tendo assim, metade dos depósitos americanos divididos com Wall Street, JP Morgan Chase e Citigroup.
Vale esclarecer que embora as instituições sejam chamadas de pequenas, esses bancos possuem escala nacional, logo, há preocupação com um possível efeito dominó em todo o setor e seus impactos na economia mundial.
Diante de um cenário de muita atenção, o presidente da Febraban, tem elogiado a forma como o Banco Central tem se posicionado, assim como ela tem agido nos últimos anos, quando falamos de desequilíbrios regulatórios.
Isaac aproveitou para elogiar a supervisão e monitoramento feito pela autoridade monetária sobre o cenário brasileiro. O presidente da Febraban declarou que o país pode continuar sendo um exemplo de resiliência dos sistemas bancários.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…