O presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos, Isaac Sidney, alertou nesta semana que o setor bancário brasileiro está em alerta geral em decorrência dos últimos acontecimentos na Europa e nos Estados Unidos.
Vale lembrar que no mês passado, duas instituições financeiras norte-americanas quebraram, além da Credit Suisse ter sido vendida em urgência diante de uma iminente falência, o que deixou todo o mercado em alerta geral.
Para o presidente da Febraban, esses recentes acontecimentos impactam nas discussões quanto à regulamentação internacional e a possibilidade dos bancos de se reerguer após situações problemáticas.
Epicentro de turbulência bancária das últimas semanas, bancos de médio porte, assim como bancos regionais dos Estados Unidos, começaram a sofrer grandes questionamentos quanto à saúde financeira.
Diferente do Brasil, onde as instituições são identificadas mais como um nicho e possuem atuação limitada quando comparadas a bancos grandes. Nos EUA, o segmento garante suporte aos pequenos negócios, garantindo a maior parte do seu dinheiro para o financiamento de casas, tendo assim, metade dos depósitos americanos divididos com Wall Street, JP Morgan Chase e Citigroup.
Vale esclarecer que embora as instituições sejam chamadas de pequenas, esses bancos possuem escala nacional, logo, há preocupação com um possível efeito dominó em todo o setor e seus impactos na economia mundial.
Diante de um cenário de muita atenção, o presidente da Febraban, tem elogiado a forma como o Banco Central tem se posicionado, assim como ela tem agido nos últimos anos, quando falamos de desequilíbrios regulatórios.
Isaac aproveitou para elogiar a supervisão e monitoramento feito pela autoridade monetária sobre o cenário brasileiro. O presidente da Febraban declarou que o país pode continuar sendo um exemplo de resiliência dos sistemas bancários.
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…
Se você está de olho em uma vaga e quer ganhar vantagem na fila, tenho…