Cartilha dá dicas para não cair em golpes na Black Friday / Imagem freepik
Com a Black Friday 2024 se aproximando, muitos criminosos começam a surgir para aplicar diferentes golpes, é preciso se atentar e saber como se proteger para não perder dinheiro em uma data onde o objetivo é economizar.
A maioria dos brasileiros espera novembro para comprar na Black Friday e aproveitar os descontos. Esse dia é inspirado nas promoções que começaram nos Estados Unidos e se popularizaram pelo mundo.
Confira abaixo cinco dicas para não cair em golpes na Black Friday 2024:
Nesta época do ano aparecem milhares de sites falsos que imitam as páginas de empresas conceituadas, onde geralmente os brasileiros fazem suas compras. Verifique a página toda, geralmente sites falsos possuem um design de qualidade duvidosa.
Para não cair em golpes, a principal dica é que você verifique a URL (endereço) do site e veja se bate no site oficial, outra ótima opção é realizar suas compras pelos aplicativos oficiais.
Leia também | O que comprar com seu 13º salário na Black Friday
Existem realmente lojas que não são muito conhecidas, mas que realizam vendas corretamente. Entretanto, para evitar golpes, busque no reclame aqui e nas redes sociais a reputação da loja que você planeja realizar a sua compra.
A Black Friday é um período de muitos descontos, isso é um fato, mas desconfie de descontos mágicos. Na maioria das vezes, esses descontos milagrosos de 80% ou 90% só servem para fazer você realizar compras sem pensar e cair em golpes.
Muitas lojas agem de má-fé e oferecem produtos defeituosos e por este motivo o prazo de garantia que eles dizem oferecer é extremamente curto, algumas vezes eles retiram até a chance do cliente realizar a troca.
Para compras pela internet o Código de Defesa do Consumidor (CDC) estipula um prazo de até 7 dias úteis para se arrepender da compra. Já para compras na loja, o CDC oferece 30 dias de garantia em produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis.
Leia também | Veja 10 produtos que mais compensam comprar na Black Friday
Muitos perfis podem falsificar seguidores e até mesmo depoimentos, dando a impressão de serem confiáveis, com isso, quando o consumidor realiza a compra, o perfil simplesmente bloqueia o comprador e desaparece com o dinheiro.
Compre somente em loja nas redes sociais que já foram testadas por conhecidos e que você sabe que pode confiar.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…