Segundo o Governo Federal, o Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do Brasil, reconhecido internacionalmente por já ter tirado milhões de famílias da fome. Neste ano, o programa foi relançado trazendo mais proteção às famílias, com um modelo de benefício que considera o tamanho e as características familiares, aquelas com três ou mais pessoas passarão a receber mais do que uma pessoa que vive sozinha.
Para uma família ter direito aos benefícios do programa terá que comprovar uma renda por pessoa de, no máximo, R$ 218 por mês.
Para entrar no programa de distribuição de renda é preciso estar inscrito no Cadastro Único, com os dados corretos e atualizados. Esse cadastramento é feito em postos de atendimento da assistência social dos municípios, como os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). É preciso apresentar o CPF ou o título de eleitor.
No entanto, mesmo que sua família esteja inscrita no Cadastro Único, ela não irá entrar imediatamente para o Bolsa Família. Todos os meses, o programa identifica, de forma automatizada, as famílias que serão incluídas e que começarão a receber o benefício.
Se a renda da família que recebe o Bolsa Família ultrapassar o valor passando a não se enquadrar mais no programa, ela ainda receberá metade do valor, desde que a renda per capita da casa não seja maior que meio salário mínimo, o equivalente hoje a R$ 660.
O governo também exige para que as pessoas continuem recebendo o benefício seguir os seguintes requisitos:
Os beneficiários do Bolsa Família vão começar a receber o pagamento deste mês a partir do dia 18 e terminando no dia 31 de julho.
Leia Também | Quantas pessoas da mesma família podem receber o BPC/LOAS?
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…