Brasileiros que sonham em viver e trabalhar em outro país, podem começar a ficar atentos com a Bulgária. Isso porque, segundo especialistas na área, o mercado de trabalho búlgaro está enfrentando uma forte escassez de trabalhadores que varia entre 250.000 e 300.000.
Destes, 70 mil são atribuídos à falta de trabalhadores sazonais. Para Georgi Parvanov, membro do comitê executivo da Confederação do Emprego, foi sugerido que a Bulgária estabelecesse quotas para a contratação de trabalhadores de outros países. Parvanov enfatizou a importância de se manter uma força de trabalho estrangeira equilibrada.
Apesar da Bulgária ser um país mais fechado para imigrantes, a verdade é que o país já explorou todos os seus recursos referentes a mão de obra locais, contudo, a mão de obra no país não é suficiente para atender as necessidades do mercado, fazendo com que a Bulgária tenha que buscar trabalhadores de outros países.
Segundo relatos, com um programa de visto de três anos para empresas de manufatura em diferentes setores, a estimativa é que 35 a 40 mil trabalhadores sejam empregados já neste ano, para atender à demanda das empresas no país.
Entretanto, Parvanov afirmou que as embaixadas da Bulgária ainda não estão preparadas para atender toda a demanda do país, justamente por isso, deve ficar limitado a 35 a 40 mil pessoas esse ano, o que já é um grande avanço, tendo em vista que nos últimos cinco a seis anos, o país importava cerca de 5 mil pessoas por ano.
Um ponto interessante sobre a Bulgária é que, muito provavelmente ainda não é um país percebido pelos brasileiros, principalmente porque os trabalhadores que tem imigrado com mais frequência para lá são de pessoas do Quirguistão, Uzbequistão, Cazaquistão, Índia, Nepal, Sri Lanka, Paquistão, entre outros.
Leia também | 8 países que estão desesperados atrás de profissionais
Um recente relatório publicado pela Autoridade Europeia do Trabalho, identificou 11 profissões com maior carência de profissionais. No caso, as profissões que enfrentam a maior escassez de trabalhadores são as seguintes:
É importante deixar claro também que, os trabalhadores de outros países, ainda não recebem os mesmos salários das pessoas locais, mas, existe uma forte discussão para que seja garantido os mesmos salários para trabalhadores locais e estrangeiros.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…