Buracos Negros: Conheça 5 curiosidades sobre eles
Entenda o que são os buracos negros e conheça algumas das principais curiosidades sobre eles, tire as suas dúvidas!
Milhões de pessoas criam diversas teorias sobre os buracos negros, sem saber exatamente o que eles são e como eles se comportam no universo, com isso surgem milhares de dúvidas.
Confira nos próximos tópicos cinco curiosidades sobre essas misteriosas regiões no espaço e tire as suas dúvidas!
Buraco negros não são espaços vazios
Ao contrário do que muita gente pensa, essas regiões não são espaços vazios, elas são um aglomerado gigantesco de matéria extremamente densa, e, sim, eles ocupam espaço no universo, contrariando o que as pessoas acham.
Leia também | Cidade perto do espaço! 35 anos é a expectativa de vida nesse lugar
Não são todas estrelas que viram buracos negros
Muitas pessoas acreditam que todas as estrelas após terem um fim se tornaram buracos negros, mas isso não é verdade, isso só acontece com as estrelas gigantes, que se tornam supergigantes vermelhas.
“Se o núcleo dessa estrela possuir entre 1,4 e 3 massas solares, o colapso continua até os elétrons e prótons se combinarem, formando nêutrons. Dessa forma, surgem as estrelas de nêutrons. Se a massa for maior que 3 massas solares, o núcleo da estrela colapsa completamente, até formar um buraco negro”, afirma o artigo da UFMG.
Uma gravidade poderosa
Um buraco negro produz um campo gravitacional poderosos o suficiente para ter velocidade de escape superior à velocidade da luz, portanto, a gravidade desta região no espaço é tão forte que nem a luz consegue escapar.
Um pequeno próximo à Terra
Um dos menores buracos negros já descobertos, foi apelidado de Unicórnio, ele possui apenas três vezes a massa do Sol (o que é considerado pouco) e está a 1,5 mil anos-luz da Terra (o que é considerado próximo).
Leia também | Rick and Morty: Confira 7 curiosidades sobre a animação
É impossível escapar
É impossível escapar de um buraco negro, como a massa é muito densa, a velocidade de escape dele não pode ser atingida. Por este motivo, tudo o que é atraído não consegue escapar.
“Os físicos observam um fenômeno similar em redor dos buracos negros, que chamam de horizonte de eventos. Assim como a cachoeira assinala o ponto de não retorno em nosso lago imaginário, o horizonte de eventos assinala o ponto de não retorno em volta de um buraco negro. Em vez da água, é a gravidade que o puxará e o impedirá de regressar”, afirma o artigo publicado no site Unesp para Jovens.
Comentários estão fechados.