O Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal visa auxiliar as famílias de baixa renda, é preciso verificar quais são os programas sociais que estão liberados para essas famílias em 2023, todos programas buscam auxiliar de alguma forma essa população.
O CadÚnico é administrado pelo poder municipal, pelo Setor do Cadastro Único da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), com o cadastro dos cidadãos em situação de vulnerabilidade econômica é possível centralizar as informações sobre famílias, visando facilitar o acesso a programas sociais.
Se você é um dos milhões de cidadãos inscritos no Cadastro Único do governo em 2023, este artigo é para você, acompanhe os próximos tópicos e veja quais programas sociais você pode ter acesso em 2023.
O Cadastro Único é um registro que visa auxiliar o governo a saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda, esse cadastro foi criado pelo Governo Federal, mas, como citamos acima, ele é administrado pelo poder municipal e é totalmente gratuito.
As famílias inscritas no Cadastro Único em 2023 podem participar de diversos programas sociais, caso elas atendam aos requisitos. Os programas possuem regras diferentes, portanto, é possível ser aceito em um, mas em outro não.
É sempre preciso manter seu CadÚnico atualizado, essa atualização deve ser realizada obrigatoriamente a cada dois anos ou sempre que acontecerem mudanças no grupo familiar.
É possível verificar se as suas informações estão atualizadas em 2023 pelo aplicativo do Cadastro Único ou no site do CadÚnico, também é possível realizar uma atualização por lá. Para atualizar seus dados é preciso estar logado na sua conta Gov.BR.
Leia também: Caixa Tem Libera Saques De Até R$ 4.500 Para Seus Usuários Nessa Semana
No começo de 2022 foi criado o aplicativo do Cadastro Único, esse App possibilitou a realização de um pré-cadastro para aqueles que desejam se cadastrar, este cadastro vai iniciar o seu processo de inscrição no sistema.
Entretanto, ainda será obrigatório o comparecimento a um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da sua cidade, o cidadão que realizar o pré-cadastro terá até 240 dias para confirmar e complementar os dados do seu grupo familiar.
Portanto, o cadastro pelo aplicativo é somente o primeiro passo para a sua família ser inscrita no Cadastro Único, se você pretende se inscrever em 2023, baixe o aplicativo e dê início ao processo.
Confira abaixo quais programas sociais estão liberados para as famílias inscritas no Cadastro Único em 2023:
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…