O Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal visa auxiliar as famílias de baixa renda, é preciso verificar quais são os programas sociais que estão liberados para essas famílias em 2023, todos programas buscam auxiliar de alguma forma essa população.
O CadÚnico é administrado pelo poder municipal, pelo Setor do Cadastro Único da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), com o cadastro dos cidadãos em situação de vulnerabilidade econômica é possível centralizar as informações sobre famílias, visando facilitar o acesso a programas sociais.
Se você é um dos milhões de cidadãos inscritos no Cadastro Único do governo em 2023, este artigo é para você, acompanhe os próximos tópicos e veja quais programas sociais você pode ter acesso em 2023.
O Cadastro Único é um registro que visa auxiliar o governo a saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda, esse cadastro foi criado pelo Governo Federal, mas, como citamos acima, ele é administrado pelo poder municipal e é totalmente gratuito.
As famílias inscritas no Cadastro Único em 2023 podem participar de diversos programas sociais, caso elas atendam aos requisitos. Os programas possuem regras diferentes, portanto, é possível ser aceito em um, mas em outro não.
É sempre preciso manter seu CadÚnico atualizado, essa atualização deve ser realizada obrigatoriamente a cada dois anos ou sempre que acontecerem mudanças no grupo familiar.
É possível verificar se as suas informações estão atualizadas em 2023 pelo aplicativo do Cadastro Único ou no site do CadÚnico, também é possível realizar uma atualização por lá. Para atualizar seus dados é preciso estar logado na sua conta Gov.BR.
Leia também: Caixa Tem Libera Saques De Até R$ 4.500 Para Seus Usuários Nessa Semana
No começo de 2022 foi criado o aplicativo do Cadastro Único, esse App possibilitou a realização de um pré-cadastro para aqueles que desejam se cadastrar, este cadastro vai iniciar o seu processo de inscrição no sistema.
Entretanto, ainda será obrigatório o comparecimento a um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da sua cidade, o cidadão que realizar o pré-cadastro terá até 240 dias para confirmar e complementar os dados do seu grupo familiar.
Portanto, o cadastro pelo aplicativo é somente o primeiro passo para a sua família ser inscrita no Cadastro Único, se você pretende se inscrever em 2023, baixe o aplicativo e dê início ao processo.
Confira abaixo quais programas sociais estão liberados para as famílias inscritas no Cadastro Único em 2023:
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…