Chamadas

Cães e gatos terão que ter “RG” a partir de agora

Você que tem um gatinho ou um cachorrinho, prepare-se para uma nova missão! Uma nova lei está obrigando os donos de cães e gatos a fazer o “RG” de seus animais. 

A Lei entrou em vigor no Rio de Janeiro, criou o registro de animais domésticos enquadrados como gatos e cães, obrigando seus donos a fazer a documentação dos seus pets. A nova Lei nº 8.015/2023 expedida pela Câmara Municipal na última quinta-feira (27), já está valendo.

Os donos de pets no Rio de Janeiro serão obrigados a fazer o registro dos cães e gatos no Registro Geral de Animais (RGA) do Município. No entanto, há um prazo de 180 dias para que todos possam se adequar a nova regra.

Leia Também | Você ama gatos? Saiba que magia deles está na cor

Como fazer o registro do seu gato ou cachorro?

A lei foi criada pelo vereador Carlos Caiado em conjunto com mais 9 parlamentares cariocas. A nova regra, segundo o vereador, serve como auxílio para as políticas públicas de combate a zoonoses, proteção animal e demais questões relacionadas aos pets.

Na cidade maravilhosa já existia a possibilidade de se registrar animais de estimação (em alguns casos especiais, isso era obrigatório). No entanto, a nova lei, passa a exigir o cadastramento para todos os moradores do RJ que tenham animais.

A nova regra já está valendo, porém, o poder público dará um prazo de até 180 dias para que as pessoas possam adequar-se à lei. Existindo a possibilidade do prazo ser estendido para bichos recém-nascidos, tornando o ato de registro necessário para gatos e cães até o sexto mês de existência.

Mas fique ligado, o carioca para registrar o seu pet precisará comprovar que está em dia com toda a vacinação. Caso o seu pet não tenha recebido todas as vacinas, o procedimento não poderá ser realizado. 

A nova regra obriga o tutor a informar mudanças como morte, fuga, desaparecimento ou troca de proprietário.

Para fazer o cadastramento do seu pet, a prefeitura do Rio de Janeiro criou o sistema Sisbicho. Nele, você poderá inserir as informações exigidas. 

Para o registro ser incluído será preciso fazer o pagamento de uma pequena taxa. A pessoa que for inscrita no Cartão Família Carioca, ficará isenta do encargo.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

Tomar banho a noite pode melhorar sua qualidade de sono

Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…

12 horas atrás

INPP abre inscrições para concurso com salários acima de R$ 13 mil

O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu  inscrições para o novo concurso. São…

13 horas atrás

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

16 horas atrás

Arco-íris, pé-de-moleque e outras 7 palavras que você não conhece o plural

Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…

16 horas atrás

Prazo limite! Cursos gratuitos de tecnologia da Microsoft abrem inscrições

Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…

16 horas atrás

Bill Gates bate o martelo e revela carreiras protegidas da IA

Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…

16 horas atrás