Existem muitas profissões no agro com muitas oportunidades profissionais e ótimos salários, essas carreiras são desejadas por jovens estudantes e por pessoas que buscam se realocar no mercado de trabalho.
Confira abaixo as carreiras do agro mais promissoras e desejadas:
Para se formar veterinário é preciso cursar uma graduação de 5 anos em medicina veterinária, esses profissionais são responsáveis por diversas funções no agro e são indispensáveis.
Os veterinários podem atuar na prevenção e restauração dos rebanhos, no monitoramento da fabricação de produtos de origem animal feitos para o consumo humano, entre outras funções.
Leia também | 6 produtos que o Brasil é líder global de exportação
Com o avanço da tecnologia os drones se tornaram indispensáveis para o agro, desempenhando funções desde cuidar da colheita até a segurança das fazendas. Um operador de drones qualificado recebe um ótimo salário e tem responsabilidade de operar esses equipamentos caros.
A graduação em zootecnia tem duração aproximada de 5 anos (10 períodos) e forma profissionais que podem atuar na conservação e produção animal. Mesmo com a formação focando em animais domésticos e selvagens, esses profissionais podem trabalhar com animais de companhia e esporte, em fazendas, indústrias e em outros locais.
O agrônomo (ou engenheiro-agrônomo), precisa cursar engenharia agronômica, o curso tem duração de 5 anos e forma profissionais capacitados para cuidar desde o solo até a colheita, além do armazenamento e distribuição dos produtos. Referente ao trato animal, o agrônomo é responsável pela alimentação, saúde, reprodução e corte.
Com a agropecuária cada vez mais utilizando as ferramentas do mundo digital, esses profissionais vêm ganhando espaço, a profissão de técnico em agricultura digital está entre as mais promissoras do agronegócio.
Os técnicos em agricultura digital são responsáveis pela otimização da produção agrícola, utilizando ferramentas de digitalização, para controlar informações sobre as operações das máquinas usadas no plantio e na colheita, manejo de pragas, monitoramento do clima, entre outras funções.
Leia também | Bolsa Verde: o benefício do governo que paga para quem preserva
A formação tecnológica em Agronegócio é um curso focado mais na parte operacional, abandonando um pouco da teoria, presente em outros cursos, este tecnólogo dura entre 2 e 3 anos.
Ao invés de atuar com foco na produção, o técnico em agronegócio tem seu aprendizado direcionado à gestão das empresas agrícolas. Esta é uma profissão com a formação mais curta e prática, mas que pode te conceder uma ótima carreira
Diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue.…
A inteligência artificial e a automação estão transformando rapidamente o mercado de trabalho, trazendo inovações…
Se você anda por aí dirigindo pelas ruas do Brasil com sua CNH (Carteira Nacional…
Se teve uma coisa que o brasileiro sentiu falta em 2024 foram os feriados prolongados.…
O Microempreendedor Individual (MEI) foi criado para facilitar a formalização de pequenos negócios, permitindo que…
Os brasileiros que querem trabalhar fora do país podem ter a chance de serem contratados…