Carteira de Trabalho Digital / Freepik
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento que registra a vida profissional do trabalhador e garante o acesso aos direitos trabalhistas previstos em lei.
Desde 2019, a carteira de trabalho é emitida de forma prioritária no formato digital e excepcionalmente no formato físico. A nova forma facilitou o acesso a dados como data de admissão, vínculo empregatício, salário, seguro desemprego, e muito mais.
O empregado a partir de agora poderá através da ferramenta virtual ter seus benefícios trabalhistas assegurados, como aposentadoria, seguro-desemprego e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Para você criar a sua Carteira de Trabalho Digital, deverá baixar o aplicativo em seu celular ou computador. Após acessar, você deverá informar o número do seu CPF, isso facilitará ao empregador ter acesso a suas informações trabalhistas.
Antes o trabalhador corria o risco de perder a carteira de trabalho física. Com a criação da Carteira de Trabalho Digital, você não corre mais esse risco. E sempre poderá realizar consultas sobre seus contratos de trabalho..
Uma das grandes vantagens da Carteira de Trabalho Digital foi acabar com a burocracia. Isso porque o trabalhador pode ter acesso a ela de forma bem rápida. Outro detalhe é que diferente do documento físico, a carteira digital não pode ser perdida.
O documento digital permite que você tenha a hora que quiser todas as informações sobre o contrato de trabalho.
Se você já tinha a CTPS em formato físico, você deve guardá-la. Ela continua sendo um documento para comprovar seu tempo de trabalho anterior. Mesmo com a Carteira de Trabalho digital podendo mostrar contratos de trabalho antigos (dos anos oitenta, por exemplo), é importante nesses casos conservar o documento original.
O que muda é que, daqui para frente, para todos os contratos de trabalho (novos ou já existentes), todas as anotações (férias, salário, etc) serão feitas apenas eletronicamente e você poderá acompanhá-las de qualquer lugar pelo aplicativo ou pela internet.
De acordo com a Portaria/ MTP nº 671, de 8 de novembro de 2021, o registro de novos contratos só devem ser realizados na Carteira de Trabalho Digital, por meio do eSocial.
A partir de agora, o número da sua CTPS Digital passa a ser o mesmo número de sua inscrição no CPF.
Leia também | 7 atividades que podem te deixar mais inteligente, segundo a ciência
Para obter a Carteira de Trabalho Digital, você vai precisar:
– do número do CPF
– criar uma conta autenticada no gov.br
O profissional responde a cinco perguntas sobre sua vida profissional e previdenciária, obtendo assim, uma senha temporária para acesso ao sistema.
Apenas os trabalhadores contratados por órgãos públicos e organismos internacionais devem utilizar a Carteira de Trabalho em papel.
Para obtê-la você deverá encaminhar o pedido de agendamento por e-mail, de acordo com o estado onde reside.
Email: trabalho.uf@economia.gov.br. Você deve trocar a designação uf pela sigla de seu estado. Em São Paulo, por exemplo, o e-mail é trabalho.sp@economia.gov.br.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…