Chamadas

Cidade brasileira é eleita a mais ‘inteligente’ do mundo

Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente do mundo. É uma conquista internacional que destaca a cidade do sul do Brasil. Uma série de características que apontaram que a cidade é um lugar especial para viver e visitar.

Essa conquista é um reconhecimento internacional das iniciativas e projetos que a cidade vem implementando para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes e promover a sustentabilidade. 

Curitiba, a capital do Paraná, ficou conhecida por ser uma cidade “que funciona”. A escolha comprovou sua importância no cenário nacional e internacional.

Por que a cidade é considerada a mais inteligente do mundo?

Um dos motivos para Curitiba ser escolhida a cidade mais inteligente do mundo é o seu serviço de transporte público, com um sistema de ônibus integrado, com linhas troncais e alimentadoras, que a admiração do mundo.

Outro detalhe que destaca a cidade é o fato dela ter uma ótima qualidade de vida, com áreas verdes, ciclovias e espaços públicos bem distribuídos. Ela também é referência em reciclagem, tratamento de água e energia limpa.

Chama atenção o fato da cidade fazer um bom investimento em tecnologia para melhorar a gestão urbana e os serviços públicos.

A população curitibana é engajada nas decisões da cidade, o que contribui para um desenvolvimento mais justo e equitativo. A capital do Paraná foi eleita a cidade mais inteligente do mundo no World Smart City Awards, em Barcelona, na Espanha. O prêmio é considerado um dos principais do mundo no quesito inovação e cidades inteligentes.

Leia também | Novo salário mínimo autorizado pelo governo eleva aposentadoria e outros benefícios

Projetos de Sustentabilidade Implementados em Curitiba

Curitiba é um modelo para o Brasil quando o assunto é sustentabilidade. É conhecida como a “Cidade Verde”, sendo um exemplo de como é possível conciliar desenvolvimento urbano com preservação ambiental. 

Curitiba chamou a atenção do mundo por ter tido o primeiro parque fotovoltaico em um aterro sanitário desativado da América Latina, com mais de 8 mil painéis fotovoltaicos.

A cidade possui um plano de adaptação e mitigação das mudanças climáticas de Curitiba. O plano visa uma cidade com menos carros, mais ar puro, menos desigualdade social e mais transporte público.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

6 cursos rápidos que vão te ajudar a conseguir emprego em 2026

2026 está cada vez mais próximo e muitas pessoas desejam conseguir um emprego ou até…

1 semana atrás

12 nomes proibidos de serem registrados ao redor do mundo

No Brasil, é muito comum encontrarmos pessoas com nomes peculiares, quem nunca viu uma matéria…

1 mês atrás

50 nomes muito estranhos já registrados em cartórios do Brasil

O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…

2 meses atrás

5 empregos remotos de atendimento ao cliente para trabalhar de casa

Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…

2 meses atrás

6 mitos sobre a união estável que muita gente acredita

Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…

2 meses atrás

Os 7 golpes mais aplicados nos brasileiros em 2025

Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…

2 meses atrás