Chamadas

Ciência descobre 4 tipos de personalidades, descubra qual a sua

Você já viu a quantidade de testes para conhecer sua personalidade que existem por aí? Que prometem revelar exatamente qual é a sua personalidade e coisas do tipo? Pois é, esqueça tudo isso, um estudo realizado pela Northwestern Engineering, examinou dados de mais de 1,5 milhão de entrevistados para descobrir se realmente existem tipos diferentes de personalidade.

O estudo, liderado pelo pesquisador Luis Amaral, identificou que existem pelo menos quatro grupos distintos de tipos de personalidade, são eles: médio, reservado, egocêntrico e modelo — desafiando os paradigmas existentes atualmente na psicologia.

Para o co-autor da pesquisa, William Revelle, professor de psicologia na Faculdade de Artes e Ciências Weinberg da Northwestern University, disse que “as pessoas têm tentado classificar os tipos de personalidade desde a época de Hipócrates, mas a literatura científica anterior descobriu que isso era um absurdo”.

“Agora, esses dados mostram que há densidades mais altas de certos tipos de personalidade”, disse Revelle, especialista em medição, teoria e pesquisa de personalidade. O estudo foi publicado na Nature Human Behavior, e a descoberta pode ser potencialmente interessante para entendermos e conseguirmos melhorar os cuidados com saúde mental.

Leia também | 3 comportamentos comprovados cientificamente que levam ao sucesso

Tipos de personalidade e qual a sua

Os tipos de personalidade descobertos na pesquisa são eles o mediano, reservado, modelo ou egocêntrico, vamos entender um pouco sobre cada um deles para que você possa entender qual é a sua personalidade.

Claro que, é necessário se aprofundar em mais testes para descobrir exatamente qual a sua personalidade, mas, por via de regra funciona da seguinte forma:

Média: Pessoas com personalidade média, são aquelas que apresentam um alto nível de neuroticismo (nível crônico de desajustamento e instabilidade emocional) e extroversão, mas de baixa abertura. Esse é o tipo de personalidade mais comum.

Reservado: Dentre os quatro, esse é o tipo emocionalmente mais estável, contudo, não é aberto ou neurótico. São pessoas particularmente extrovertidas, sendo mais agradáveis e conscientes.

Modelos: Na descoberta, pessoas com a personalidade modelo, são aquelas que possuem baixa pontuação em neuroticismo e alta em todas as outras características. São pessoas que funcionam muito bem como líderes, sendo confiáveis e abertos a novas ideias.

Egocêntrico: Esse grupo tem as pontuações mais altas em extroversão e abaixo da média em abertura, agradabilidade e consciência. Na vida cotidiana, podemos classificá-los como pessoas “babacas”.

Embora todas essas quatro personalidades sejam muito comuns, elas não são igualmente distribuídos entre a população. Isso porque, mulheres tendem a ser mais propensas a ter a personalidade modelo. Já os adolescentes, estão super representados entre os egocêntricos. Mas, felizmente, eles tendem a superar isso, e, naturalmente, pessoas quanto mais velhas, mais tendem a se enquadrar no modelo.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

Os 10 empregos que mais levam ao abuso de álcool e drogas

O vício em drogas e álcool é um problema muito complicado, que pode ter origem…

2 dias atrás

13 habilidades de comunicação que vão impulsionar sua carreira

A maioria sabe da importância de se comunicar bem e de forma clara no ambiente…

3 dias atrás

8 dicas para parecer confiante mesmo não sendo

Nem sempre a confiança está dentro de nós, porém a forma como nos apresentamos pode…

6 dias atrás

Os 10 empregos mais demanda na Austrália pelos próximos 5 anos

Você tem o sonho de trabalhar na Austrália ou investir em uma nova carreira com…

7 dias atrás

11 dicas para encontrar motivação para estudar após os 30 anos

Estudar depois dos 30 pode parecer intimidador só que nunca foi tão necessário e possível.…

1 semana atrás

Usar IA pode me ajudar ou prejudicar na hora de criar meu currículo?

O mercado de trabalho nunca foi tão desafiador quanto hoje, afinal as vagas que antes…

1 semana atrás