O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um assunto que deixa muitos motoristas de cabelo em pé. Afinal, não basta ser uma obrigação que precisa ser paga anualmente, como também costuma pesar e muito no bolso dos brasileiros.
Se já não bastasse as dúvidas e dificuldades que muitos encontram para realizar o pagamento do IPVA, muitas vezes boatos acabam surgindo preocupando ainda mais os motoristas que estão realizando o pagamento ou planejando o pagamento do imposto.
Nesse sentido, um assunto que entrou em discussão nas últimas semanas e causou muita desinformação, foi atrelada a possibilidade do motorista perder a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ao atrasar ou deixar de pagar o IPVA.
Não! O IPVA atrasado não leva a perda da CNH. Apesar de ter circulado muitas notícias e vídeos nas redes sociais, afirmando que o STF havia determinado a perda da CNH por atraso no pagamento do IPVA, saiba que essa notícia é apenas mais uma fake news e não é verdade.
Segundo a especialista em educação no trânsito, Eliane Pietsak, o Código de Trânsito prevê a cassação da CNH apenas em alguns casos específicos. Entretanto, o IPVA atrasado não é um desses motivos previstos na legislação.
A cassação da CNH é uma penalidade imposta a condutores infratores devidamente prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro. Além disso, a cassação significa a perda do direito de dirigir por 2 anos. Após esse período, é possível buscar a reabilitação, sendo necessário realizar todos os exames necessários à habilitação.
Os casos onde é possível ocorrer a cassação e suspensão da carteira de motorista são:
Além disso, o motorista pode ter a CNH suspensa caso cometa alguma das seguintes infrações:
Vale lembrar também que ultrapassar determinada pontuação também poderá levar a suspensão da CNH. Na regra atual é possível atingir até 40 pontos.
Confira as regras:
Eis as regras:
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…