Chamadas

Cólicas menstruais: conheça 5 maneiras para aliviar as dores

Algumas mulheres sofrem muito com as cólicas menstruais. São sintomas temporários, porém, causam muitos incômodos. A cólica quando surge, causa uma dor que obriga muitas mulheres  a ficar deitadas, o que nem sempre é possível.

A cólica menstrual é caracterizada por dor no baixo ventre durante a menstruação, e pode vir acompanhada de náusea, diarreia, dor de cabeça e, em alguns casos, até desmaio.

Existem dois tipos de cólica menstrual: 

Primária: é a mais comum, considerada normal e costuma aparecer pouco depois das primeiras menstruações. É causada por uma substância chamada prostaglandina, responsável pela contração do útero.

Secundária: é provocada por alguma doença ou distúrbio, como endometriose, mioma, problemas com o uso de DIU, alterações do útero e dos ovários ou doença inflamatória pélvica.

Como diminuir as cólicas?

1 – Use bolsa de água quente

As cólicas surgem por contrações intensas do útero, que podem ser aliviadas com bolsas de água quente.

Tanto o calor quanto o frio podem te ajudar a melhorar as dores que se desenvolvem com a cólica. Colocar uma bolsa de água quente na região mais baixa do abdome ajuda a relaxar a musculatura e reduzir as contrações uterinas. Dessa forma, a dor fica menos intensa.

2 – Tenha uma alimentação balanceada

Não existe nenhum alimento que não possa ser consumido durante a menstruação. Entretanto, alimentos que geram gases intestinais, como repolho, feijão e batata doce, podem agravar as cólicas.

Alguns alimentos são mais recomendáveis nesse período: banana, abobrinha, soja, frutas vermelhas e salmão. Ao consumir esses alimentos, você poderá ter um maior relaxamento muscular. 

3 – Pratique exercícios

Os exercícios físicos são recomendados em qualquer período, já que fazem bem para a saúde física e mental. Evite levar uma vida sedentária. Exercícios físicos moderados ajudam a aliviar a dismenorréia primária. Uma boa opção são os exercícios mais leves como caminhar, pedalar e fazer yoga. 

4 – Atividades prazerosas

O estresse e a ansiedade, comuns no período menstrual, são inimigos da cólica e podem piorar o problema por tensionar ainda mais os músculos do útero. O melhor para isso é ter atividades mais prazerosas como ler, assistir a filmes e séries positivas, ouvir música, conversar com quem gosta etc.

Leia também | 10 maneiras de fazer uma renda extra de até R$ 5 mil por mês

5 – Não se automedique

Não se automedique. Procure assistência médica para selecionar o melhor tratamento. A automedicação nunca é a recomendação, por mais que os sintomas nem sempre sejam tão severos, evite tomar remédios sem receita médica.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

12 nomes proibidos de serem registrados ao redor do mundo

No Brasil, é muito comum encontrarmos pessoas com nomes peculiares, quem nunca viu uma matéria…

13 horas atrás

50 nomes muito estranhos já registrados em cartórios do Brasil

O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…

2 dias atrás

5 empregos remotos de atendimento ao cliente para trabalhar de casa

Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…

3 dias atrás

6 mitos sobre a união estável que muita gente acredita

Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…

5 dias atrás

Os 7 golpes mais aplicados nos brasileiros em 2025

Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…

1 semana atrás

Quanto tempo um estrangeiro demora para aprender português?

Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…

1 semana atrás