Saúde e bem estar

Combate à depressão: 9 alimentos que podem te ajudar

A depressão é um distúrbio mental que vem prejudicando a vida de milhões de pessoas ao redor mundo, existem diversos alimentos que podem te ajudar no combate contra essa doença.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2019, aproximadamente 280 milhões de pessoas, incluindo 5% de todos os adultos, sofrem de depressão. Além disso, a pesquisa afirma que a depressão é mais comum entre mulheres do que entre homens.

Com base na pesquisa do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (COREN-SE) e revisando cada tópico com base em artigos científicos, confira nos próximos tópicos nove alimentos que podem te ajudar no combate à depressão:

Laranja e maçã

Essas duas frutas são ótimas fontes de ácido fólico, e essa vitamina está diretamente ligada ao combate de sintomas depressivos. No caso da laranja, além dela ser rica em vitamina C, ela contribui para o melhor funcionamento do sistema nervoso, proporcionando mais energia e combatendo o estresse e evitando a fadiga.

“O ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, é uma vitamina solúvel em água essencial para o crescimento e desenvolvimento celular. Ele tem um papel importante na produção de hemácias, na síntese de DNA e na manutenção da função cognitiva.  Ele é fundamental para a saúde geral do corpo, incluindo a saúde do coração, do cérebro e do sistema nervoso”, segundo o artigo produzido por estagiários do curso de Medicina e de Enfermagem da UFMG, sob a supervisão de professores do Departamento de Pediatria.

Leia também | Como manter uma boa saúde mental durante a menopausa?

Melancia, abacate, mamão, banana, tangerina e limão

Todas as frutas mencionadas acima são ricas em triptofano, um aminoácido que ajuda na produção de serotonina (hormônio da felicidade). Segundo o COREN-SE, é recomendado o consumo de 3 a 5 porções dessas frutas diariamente.

“O triptofano promove o aumento da produção de serotonina no sistema nervoso central (SNC) dessa maneira, regula o humor, apetite, sono; em tratamentos de depressão, ansiedade, estresse e hiperatividade em crianças”, segundo o artigo publicado pela Revista Ciencia Latina.

Leia também | 10 práticas simples de saúde mental para estudantes

Mel

Assim como outros alimentos que citamos anteriormente, o mel é um estimulante que auxilia na produção de serotonina, popularmente conhecido como hormônio da felicidade. Segundo o COREN, para aproveitar os benefícios do mel, duas colheres de sobremesa diariamente são suficientes.

“Sua composição é, em geral, feita de açúcares simples como frutose e glicose, sendo a primeira a que aparece em maior quantidade, além de água, minerais (cálcio, magnésio, ferro, entre outros) e vitaminas dos complexos B, C, D e E”, segundo um artigo publicado pelo Governo do Estado de São Paulo.

Matheus Vinicius Ribeiro

Redator, atuando ativamente há mais de 5 anos no mercado do jornalismo digital.

Postagens recentes

Os 7 piores estados brasileiros para encontrar emprego

É possível saber quais são os piores estados para encontrar emprego com base na taxa…

1 hora atrás

Tieta completa 35 anos e chega ao Globo Play em formato original

A novela Tieta marcou uma época  e conquistou o coração dos telespectadores. A trama é…

1 hora atrás

Veja os lançamentos do Prime Video nesta semana

Uma vasta seleção de filmes, séries e programas de TV estão no catálogo do Prime…

2 horas atrás

Conheça Hacks a série que ganhou o Emmy 2024 neste domingo

Neste domingo (15) a 76ª edição do Emmy Awards, o prêmio mais prestigiado da televisão…

3 horas atrás

10 personagens de séries que eram muito chatos

Os personagens de séries muitas vezes nos conquistam logo de cara! Outros conseguem nos irritar,…

3 horas atrás

Quina acumula e prêmio sobe para R$ 15 milhões

Ninguém acertou as cinco dezenas sorteadas nesta segunda-feira (16) no concurso 6534 da Quina. Os…

4 horas atrás