Quando um casal decide se unir pelo matrimônio, muitas vezes surge a vontade de compartilhar mais do que apenas a vida juntos, mas também os sobrenomes.
No entanto, essa escolha envolve um importante processo: a atualização dos documentos pessoais para refletir essa mudança.
Neste guia completo, exploraremos o passo a passo para atualizar documentos como RG, CPF, CNH, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor após o casamento.
Leia +: URGENTE! Mudança no regime de bens do casamento agora é retroativo
É importante saber que, após a Lei do Divórcio de 2007 (Lei n.º 11.441), a inclusão do sobrenome do cônjuge tornou-se opcional no Brasil, concedendo às pessoas o direito de escolher se desejam adotar o sobrenome do parceiro ou não.
Sendo assim, quando chega o momento de tomar a decisão sobre adicionar ou não o sobrenome do cônjuge, é importante lembrar que essa escolha deve ser feita antes de iniciar o processo de habilitação de casamento.
Isso ocorre porque, ao dar entrada na habilitação, vocês precisam informar ao Cartório de Registro Civil qual nome passarão a adotar como casal, tornando essa decisão parte fundamental do processo matrimonial.
Leia +: Filho fora do casamento e não reconhecido tem direito a herança?
A atualização dos documentos após o casamento é um passo importante que reflete as mudanças na vida de um casal.
Caso você e seu parceiro (a) tenham decidido adotar o sobrenome será necessário alterar alguns documentos, veja como fazer isso:
Para atualizar o RG, é necessário seguir os passos a seguir:
A atualização do RG pode ser solicitada nas Secretarias de Segurança Pública (SSP) dos estados ou nos postos da Polícia Civil de seu município.
Para atualizar o CPF após o casamento, você precisará dos seguintes documentos:
A atualização do CPF após o casamento pode ser feita em uma unidade da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Correios ou na Receita Federal.
Para atualizar a Carteira Nacional de Habilitação, siga estes passos:
Com o RG e o CPF atualizados, será necessário solicitar a alteração do nome e efetuar o pagamento da taxa do Documento de Arrecadação Estadual (DAE).
Após o pagamento, o novo documento será entregue digitalmente ou pelos correios, conforme sua preferência.
A atualização da Carteira de Trabalho é um procedimento descomplicado que pode ser feito por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, disponível nas lojas de aplicativos de smartphones. Os documentos necessários incluem:
Para o título de eleitor será preciso se dirigir a um cartório eleitoral para ser solicitado a alteração do nome.
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…