Muitas pessoas desconhecem a possibilidade de acompanhar processos judiciais pela internet. No entanto, é uma maneira rápida de consultar os documentos e acompanhar o andamento do seu caso na justiça.
Isso pode ser especialmente útil para evitar a dependência excessiva do advogado e obter atualizações sobre o seu processo. Uma pesquisa de mercado realizada pela Lexly em 2020 revelou que a falta de comunicação e a demora na conclusão dos processos judiciais são frequentes fontes de insatisfação dos clientes do ramo jurídico.
Essas questões estão relacionadas à natureza intelectual da profissão de advogado e à complexidade de cada caso, que pode exigir mais tempo para ser resolvido. Além disso, o sistema judicial muitas vezes é burocrático, o que pode resultar em atrasos consideráveis no processamento das solicitações.
Felizmente, não é necessário esperar pelo respaldo do advogado para acompanhar um processo. É possível fazer consultas online, sem a necessidade de ir até o escritório ou solicitar informações ao advogado. Por meio do site do Tribunal de Justiça, você pode acompanhar o seu processo, inclusive nos finais de semana.
Leia também | Conheça os requisitos legais para obter um imóvel por usucapião direto em cartório
Para acessar seu processo online, você precisa ter algumas informações em mãos, como o tribunal em que seu caso está sendo julgado, o número do processo e o nome completo de uma das partes envolvidas.
Depois de reunir esses dados, você pode acessar o site do tribunal correspondente. Por exemplo, se for o Tribunal de Justiça de São Paulo, o link é https://www.tjsp.jus.br/. No site do tribunal, procure a opção “Processos” no menu superior e clique nela.
Você será redirecionado para uma nova página com o campo “Consulta Processual”, onde poderá inserir o número do processo e o nome da parte envolvida. Além disso, você também pode acessar o processo digitalizado, salvando-o como PDF ou imprimindo-o para consulta. Para isso, clique na opção PJe (Processo Judicial Eletrônico) e, em seguida, em “Acesso ao PJe (TRT2)”.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…