Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um empréstimo. Sabemos que a economia brasileira nem sempre permite que você mantenha seu nome limpo.
Ficar negativado pode ser um grande obstáculo para quem está precisando de dinheiro. Felizmente, existem alternativas e estratégias que podem ajudar quem está com o nome sujo a conseguir o crédito necessário para reorganizar suas finanças e quitar dívidas.
No texto a seguir, vamos dar dicas de como conseguir um empréstimo estando negativado, tendo restrições no CPF. Mas como tudo na vida, existem os prós e contras. Fique ligado nas orientações para tomar decisões financeiras mais de acordo com o seu momento.
Leia também | FGTS para comprar presente de Natal pode ser uma realidade; veja como
Para você que está com o nome sujo, vamos mostrar algumas opções para conseguir um empréstimo.
Empréstimo com Garantia
Instituições financeiras para conceder um empréstimo sempre vão querer uma garantia de que você irá pagar a dívida. Neste caso, você precisa oferecer um bem como garantia, como um carro ou imóvel, isso pode aumentar suas chances de conseguir um empréstimo, mesmo com o nome sujo.
Empréstimo Consignado
Uma outra saída é conseguir um crédito para ser descontado no dia do seu pagamento. Se você é aposentado, pensionista do INSS ou servidor público, pode conseguir um empréstimo consignado, onde as parcelas são descontadas diretamente da sua folha de pagamento.
Também tem consignado para funcionários privados. Neste caso, o empréstimo vai estar disponível para trabalhadores de empresas privadas conveniadas a bancos, com desconto em folha de pagamento e condições de juros favoráveis.
Cooperativas de Crédito
Algumas cooperativas de crédito oferecem condições mais flexíveis para associados, mesmo com restrições no nome.
Penhoras de bens
Com o Penhor, você sai com seu dinheiro na hora sem a necessidade de análise cadastral ou avalista. Além disso, seus bens ficam em total segurança no cofre do banco.
A Caixa Econômica Federal disponibiliza o penhor para quem precisa de dinheiro e está com o nome sujo. Você pode renovar seu contrato quantas vezes precisar. E, depois de quitar seu contrato, você recebe seu bem de volta.
No entanto, se o devedor não cumprir com o pagamento, o credor tem o direito de ficar com o bem empenhado.
Empréstimos entre Pessoas
Plataformas de empréstimos entre pessoas (peer-to-peer lending) podem ser uma alternativa, pois conectam diretamente quem precisa de crédito com investidores.
São transações financeiras onde indivíduos emprestam dinheiro diretamente a outros indivíduos, geralmente através de plataformas online.
Tanto quem precisa de dinheiro (devedor) quanto quem deseja investir (credor) se cadastram em plataformas especializadas.
As plataformas analisam o perfil de crédito de ambos os lados para avaliar a capacidade de pagamento e o risco da operação.
Empréstimos Online
Algumas fintechs e instituições financeiras online oferecem empréstimos para negativados, mas é importante verificar as taxas de juros e condições.
Os empréstimos online podem ser solicitados e aprovados totalmente pela internet, sem a necessidade de ir a uma agência bancária. A plataforma realiza uma simulação, apresentando as melhores opções de empréstimo para o seu perfil.
As constantes mudanças e transformações no mercado de trabalho e os avanços tecnológicos, estão fazendo…
Uma das universidades mais respeitadas do mundo, está oferecendo 139 cursos online gratuitos para brasileiros.…
Será que pessoas muito inteligentes têm comportamentos diferentes dos nossos? Será que eles tem um…
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…