Pimenta / Imagem freepik
A maioria das pessoas, em um momento de coragem, acaba tendo pelo menos uma experiência desagradável com pimenta, se assustando com a ardência, sem saber como cortar o efeito desse alimento picante.
Os famosos molhos de pimenta são comuns pelo Brasil, mas alguns podem ser mais picantes do que os outros, portanto, algumas pessoas podem acabar sofrendo com a sensação de ardor.
Confira nos próximos tópicos a melhor maneira para cortar o efeito de uma pimenta em casos emergenciais.
A capsaicina é uma substância das pimentas que faz a sua boca arder, ela estimula as células nervosas da boca. Essas células estão conectadas ao nervo trigêmeo, que leva até o cérebro a sensação de ardor.
Existem diversos estudos que demonstram que a concentração de capsaicina é maior na placenta do que no pericarpo. A placenta é a parte da pimenta onde ficam as sementes estão presas, já o pericarpo é o exterior da fruta.
Quanto maior a quantidade de capsaicina liberada, mais picante será a pimenta, portanto, muito cuidado.
Leia também | 5 pimentas que vão deixar sua boca “pegando fogo”
Uma maneira para conseguir controlar a ardência das pimentas é cancelar a capsaicina com limpadores de paladar. Os limpadores de paladar são alimentos que vão ajudar a levar a sua boca a um estado neutro.
O leite é o melhor limpador de paladar e a melhor maneira para cortar o efeito de uma pimenta. Isso acontece porque os compostos de gordura não polares do leite são capazes de se ligar e dissolver moléculas de capsaicina na língua.
“Isso ocorre devido à natureza lipofílica da capsaicina; a capsaicina prefere estar na fase gordurosa em vez da fase aquosa, diminuindo o número de moléculas de capsaicina restantes para se ligar ao receptor TRPV1 na língua”, segundo a revista Illumin
Portanto, para controlar o ardor de uma pimenta, o leite é o seu melhor aliado nessa situação desesperadora.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…