Com certeza você já deve ter perguntado para o seu pai ou sua como eram as brincadeiras quando eles eram crianças. No tempo deles, tudo era diferente, até porque não existia serviço de streaming, internet, celular. As crianças daquele tempo tinham que usar da sua imaginação para poder brincar.
Neste texto faremos uma viagem no tempo para relembrar algumas brincadeiras que fizeram parte da infância de muitos pais e avós. Quem sabe você até se anima para compartilhá-las com as crianças de hoje!
Uma das brincadeiras de criança mais clássica é com certeza a divertida amarelinha. Nela, a criança precisa de um giz e uma pedrinha. Desenhe uma sequência de 10 quadrados numerados no chão e, no final, um semicírculo (o céu). Jogue a pedrinha no número 1 e vá pulando os quadrados, seguindo as regras.
Para brincar de adoleta é a regra é a seguinte, você e seus amigos devem sentar em círculo. Um participante começa a cantar e bate na mão do colega à esquerda. O gesto é passado adiante até que a música termine. Quem deveria levar o “tapa” não pode deixar que batam em sua mão. Se acertarem, sai da roda. A brincadeira continua até sobrar apenas um jogador.
O bambolê é tão famoso que até virou nome de novela da Globo. Você deve ter um aro de plástico ou metal que pode ser rodado na cintura, nos braços, no pescoço e até nas pernas. Desafie-se a girar mais de um bambolê ao mesmo tempo!
A brincadeira chamada “Bobinho” funciona da seguinte forma: Você e seus amigos devem formar uma roda e um de vocês será eleito para ficar no meio como o “bobinho”. Se estiverem brincando entre 3 jogadores, dois ficam de frente um para outro a alguns passos de distância, enquanto o terceiro permanece entre eles.
Quando o “bobinho” conseguir pegar a bola, quem a jogou por último vai para o meio da roda e vira o novo “bobinho”.
Uma das formas de jogar bola de gude é fazer um círculo no chão e cada participante colocar uma quantidade igual de bolinhas dentro. Daí é só jogar e tentar acertar as outras bolinhas. Quem conseguir, ganha uma bola de cada jogador.
As cantigas de roda são transmitidas de geração em geração, revelam muito sobre a cultura local, misturando tradição oral ao brincar.
As crianças formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folclóricas, podendo executar ou não coreografias acerca da letra da música.
As cantigas de roda brasileiras têm grande influência das culturas africanas, indígenas e europeia e fazem parte do folclore do País.
Hoje em dia são poucos os que brincam de rodar o pião. É uma brincadeira muito divertida! Você vai precisar de um pião para cada criança e um círculo desenhado no chão para que elas tentem rodar o pião dentro dessa circunferência.
Pião é um brinquedo muito antigo, já passou por diversas gerações sem perder o encanto.
O jogo consiste em arremessar uma bola para o lado adversário, com o intuito de atingir os jogadores do grupo oponente. Quando a criança é atingida (a bola acerta e cai ao chão), ela passa a ser um prisioneiro – deixa de jogar até que um dos times fique sem ninguém.
Leia também | Os 10 empregos que serão os mais bem pagos do mundo até 2030
Pega Pega é uma das brincadeiras mais conhecidas. É composta por dois tipos de jogadores, os pegadores e os que devem evitar ser apanhados. Geralmente a forma de se estabelecer como os demais serão pegos, é sempre por meio de um toque, porém as regras podem variar conforme o desejo dos participantes.
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…