Aprenda como identificar uma pessoa mentirosa / Imagem freepik
Diariamente convivemos com pessoas mentirosas em diversos lugares, no trabalho, em uma roda de amigos e até mesmo na sua própria família, saber identificar uma pessoa mentirosa é um grande trunfo.
Parece impossível, mas existem alguns sinais que podem te ajudar a identificar quando alguém está mentindo, prestar atenção nas ações dessas pessoas vai te ajudar a não ser enganado por elas.
Com base na pesquisa realizada por Thaís Sabino no portal Terra, confira abaixo como identificar uma pessoa mentirosa:
Quando alguém está mentindo, na maioria das vezes tem extrema dificuldade de manter o contato visual, com isso, mentirosos possivelmente vão desviar o olhar, mas esse é um sinal conhecido pelas pessoas.
Leia também | 7 mentiras que você conta a si mesmo para fazer besteira
Quando alguém te olha fixamente, de maneira não natural, isso também pode indicar uma mentira, já que o desvio de olhar é um sinal popularmente conhecido por entregar mentirosos, algumas pessoas disfarçam olhando de maneira fixa.
Pessoas mentirosas não tem a intenção de transmitir a verdade, eles querem te convencer de qualquer jeito.
A piscadas dos mentirosos são mais demoradas, como se eles estivessem entregando sinais inconscientes de recusa as próprias falas, com isso, olhos ficam fechados por mais tempo que o normal
“Mentirosos tendem a dar piscadas mais longas”, segundo o perito em detectar mentiras e professor do Behavior Analysis Training Institute, Wanderson Castilho.
Os mentirosos geralmente tentam explicar tudo, contam longas histórias, repletas de justificativas e nunca são objetivos. Na maioria das vezes, esses comportamentos visam esconder mentiras das pessoas
“Quem está mentindo dá mais rodeios, muitas justificativas, fala demais”, psiquiatra e diretor do Instituto de Neurolinguística Aplicada, Jairo Mancilha.
Segundo Castilho, para as pessoas destras, o lado esquerdo é o da criação, portanto, quando uma pessoa move os olhos para a esquerda, ela pode estar com objetivo de inventar uma história, buscando encontrar justificativas para uma mentira.
Leia também | 8 mentiras que as pessoas dos anos 90 cresceram acreditando
A expressão da pessoa deve estar conforme a história contada, se alguém está contando sobre um momento onde ela ganhou muito dinheiro, por exemplo, estar com o rosto fechado ou triste não tem sentido.
“Uma pessoa que conta um evento como ‘muito legal’ não pode estar com uma face de desprezo ou tristeza. Se estiver, significa que o que ela está falando talvez não seja verdade”, explica Castilho.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…