Como o TOC / Imagem freepik
O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é uma condição que pode ter um impacto significativo na vida de quem o possui, roubando a tranquilidade e a paz de espírito.
O Transtorno Obsessivo-Compulsivo é um distúrbio psiquiátrico que se caracteriza por pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos. O TOC é um transtorno que pode aparecer de dezenas de maneiras e muitas vezes tem graves implicações para a vida e bem-estar de alguém.
A pessoa passa ter pensamentos que começam a influenciar no seu dia a dia, tendo medos excessivos de germes e bactérias. Necessidade constante de verificar se algo foi feito corretamente. Obsessão por ter tudo em seu devido lugar e perfeitamente alinhado.
Pode ter também ideias violentas, sexuais ou religiosas que a pessoa considera impróprias e que causam grande sofrimento. Isso pode levar a pessoa a tentar aliviar a ansiedade causada pelos pensamentos obsessivos, desenvolvendo comportamentos repetitivos e ritualizados, como:
Leia também | Melhores horários para postar no TikTok e ter mais views e curtidas
O tratamento de TOC pode ser medicamentoso e não medicamentoso. O medicamentoso utiliza antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina. São os únicos que funcionam.
A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem não medicamentosa com comprovada eficácia sobre a doença. Seu princípio básico é expor a pessoa à situação que gera ansiedade, começando pelos sintomas mais brandos, de acordo com o portal do Dr. Drauzio Varella.
É sempre importante esclarecer o paciente e sua família sobre as características da doença. Quanto mais a par estiverem do problema, melhor funcionará o tratamento.
Não há quem não tenha experimentado alguma vez um comportamento compulsivo, mas se ele se repete a ponto de prejudicar a execução de tarefas rotineiras, a pessoa pode ser portadora de TOC e precisa de tratamento.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…