O boleto do MEI (Microempreendedor Individual) é uma forma de pagamento mensal que reúne os tributos federais, estaduais e municipais devidos pelo empreendedor. O valor do boleto é calculado com base no salário-mínimo vigente e varia de acordo com a atividade exercida pelo MEI.
O documento é conhecido como DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), é o comprovante do pagamento das contribuições previdenciárias e dos impostos devidos pelo Microempreendedor Individual. O pagamento em dia é fundamental para manter a regularidade da sua empresa e evitar problemas futuros.
Hoje existem muito mais facilidades para o microempreendedor pagar o DAS. Podendo ser por aplicativos, site, Pix e também débito em conta. Ao emitir a DAS, serão lançadas na guia a contribuição previdenciária, e ainda o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ou Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). Em algumas situações, é necessário que o MEI pague os dois impostos, dependendo do qual ele for contribuinte.
Você poderá emitir o boleto através do Portal do Empreendedor. É a plataforma oficial do governo para formalização e gestão de empresas individuais. Pelo aplicativo MEI, que está disponível para smartphones. Neste caso, o aplicativo facilita a emissão e o acompanhamento dos boletos. Também contadores especializados em MEI podem auxiliar na emissão e no pagamento dos boletos.
O microempreendedor não pode esquecer que o boleto do MEI geralmente vence no dia 20 de cada mês. Pague sempre na data certa para evitar multas e juros.
Você mantendo o pagamento do DAS em dia, mantém a regularidade da sua empresa e garante os benefícios do MEI.
Leia também | Atenção MEI!! Novo salário mínimo muda valor de contribuição em 2025
Em 2025, o valor do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) para o Microempreendedor Individual (MEI) sofreu um reajuste. Lembrando que o valor exato a ser pago varia de acordo com a atividade exercida pelo MEI. Em geral, o valor é composto por:
Contribuição previdenciária: Corresponde a 5% do salário mínimo vigente;
Imposto sobre Serviços (ISS): Pago por aqueles que prestam serviços;
Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS): Pago por aqueles que comercializam produtos.
Para 2025, os valores aproximados são:
No Brasil, é muito comum encontrarmos pessoas com nomes peculiares, quem nunca viu uma matéria…
O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…
Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…
Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…
Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…
Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…