Como saber se caí na malha fina do Imposto de Renda?
Vamos entender o que é a malha fina do Imposto de Renda, como consultar se o contribuinte caiu e como resolver
Estamos no período de entrega da declaração do Imposto de Renda. O tema por si só já é responsável por gerar inúmeras dúvidas e medos nos contribuintes a fim de evitar a tão temida malha fina.
Mas o que muita gente não sabe o que é de fato essa malha fina ou ainda como consultar se ela caiu ou não, assim como o que deve ser fato em caso positivo.
Para saber mais sobre a malha fina, o que significa esse termo, como consultar se você caiu ou não e o que fazer em caso positivo, saiba que você está no lugar certo e terá as respostas a partir de agora.
O que é a malha fina?
A malha fina nada mais é do que uma análise mais criteriosa realizada pela Receita Federal nas declarações entregues que apresentam divergências de informação.
Quando o contribuinte entregar sua declaração, ela passa pelo sistema da Receita Federal que realizará o cruzamento das informações e comparará com os dados fornecidos pelas empresas e pessoas.
Dessa maneira, caso seja identificado alguma divergência nas informações apresentadas, a sua declaração será retida, ou seja, sua declaração terá caído na malha fina.
Como saber se caí na malha fina?
É muito simples saber se você caiu ou não na malha fina do Imposto de Renda, confira o passo a passo abaixo:
- Acesse o e-CAC da Receita Federal;
- Faça o login com sua conta Gov.Br;
- Procure e selecione a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”.
- Na aba “processamento”, escolha o item “pendências de malha”.
Na página apresentada será possível identificar se caiu ou não na malha fina, assim como o motivo pelo qual sua declaração foi retida.
Caí na malha fina, e agora?
Se você tiver caído na malha fina, na mesma página que informa que você teve sua declaração retida será informado também por qual motivo isso aconteceu.
Caso sua declaração tenha sido retida por erro no preenchimento ou falta de informação, o processo é simples e basta enviar uma declaração retificadora.
Existem outros casos onde o contribuinte acaba recebendo um termo de intimação fiscal, que nada mais é do que a necessidade de apresentar documentos que comprovam as informações preenchidas na declaração.
Vale lembrar aqui que enquanto a sua declaração estiver presa nesta malha, o contribuinte não terá acesso à restituição do Imposto de Renda.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.