Chamadas

Como saber se posso ser herdeiro de um parente distante?

Existem muitas coisas que causam dúvidas nos brasileiros, mas se tem uma situação que é cercada de mitos e dúvidas é com relação à herança, especialmente para quem não sabe se realmente será herdeiro.

A primeira coisa que você tem que ter em mente é que existem duas modalidades de sucessão por morte: a sucessão legítima e a testamentária.

O primeiro ponto que se deve analisar quando alguém acaba falecendo, é se essa pessoa deixou algum tipo de testamento, onde, em caso positivo, os beneficiados em testamento serão denominados como herdeiros testamentários.

O testador (a pessoa que faleceu e deixou o testamento), pode escolher quem quiser para deixar parte dos seus bens, seja um parente distante, amigo, ou até mesmo um desconhecido.

Contudo, atenção! Isso porque, caso existam herdeiros necessários (que são os parentes, como filhos, pais, avós, netos e cônjuge), o falecido só poderá destinar metade do seu patrimônio em testamento.

Isso mesmo, no Brasil, não é possível deixar um testamento, deixando tudo para quem bem quiser, quando possuí herdeiros necessários. Assim sendo, o testador pode deixar apenas 50% dos seus bens no testamento, já os outros 50% serão divididos entre os herdeiros necessários.

Dessa maneira, não havendo testamento, acontecerá então o que é chamado de sucessão legitima, que observará a ordem legal, conforme expresso no artigo 1.829 do Código Civil. Vejamos:

Descendentes e cônjuge/companheiro(a): Os descendentes (filhos, netos, bisnetos etc.) herdam em concorrência com o cônjuge ou companheiro(a) sobrevivente, dependendo do regime de bens do casamento ou da união estável.

Ascendentes e cônjuge/companheiro(a): Na ausência de descendentes, os ascendentes (pais, avós) herdam juntamente com o cônjuge ou companheiro(a).

Cônjuge ou companheiro(a) sobrevivente: Se não houver descendentes nem ascendentes, o cônjuge ou companheiro(a) recebe a totalidade da herança.

Colaterais: Na falta dos grupos anteriores, herdam os parentes colaterais até o quarto grau (irmãos, sobrinhos, tios e primos).

E na prática, como essa ordem funciona?

Caso a pessoa falecida fosse casado e com filhos, estes poderão herdar os bens em concorrência, observando, claro, as particularidades do regime de bens adotado pelo casal. Além disso, se o cônjuge já era falecido, os filhos vão herdar integralmente todos os bens.

Na linha de descendentes, podem ser chamados, filhos, netos, bisnetos e assim por diante. Contudo, em ordem de prioridade, somente se não houver filhos vivos é que os netos terão direito a parte da herança.

Entretanto, caso o falecido não tiver deixado nenhum descendente, serão chamados os próximos na linha sucessória, que são os ascendentes (pais, avós, bisavós). Onde, caso o cônjuge seja vivo, irá concorrer juntamente com os ascendentes.

Dessa forma, caso não haja parentes, descendentes ou ascendentes, o cônjuge herdará tudo. Mas, se não houver descendentes, ascendentes nem cônjuge, quem herdará os bens serão os parentes colaterais até o quarto grau (irmão, sobrinhos, tios e primos).

E aqui vai um fato interessante, se não houver, descendentes, ascendentes, cônjuge nem parentes colaterais, os bens serão destinados ao município, ou à União, se os bens estiverem localizados em território nacional.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

11 doramas românticos para se apaixonar e rir bastante

Se você é daqueles que adoram um dorama romântico que faz o coração bater mais…

2 semanas atrás

Planos de saúde: Conheça 30 das principais operadoras do Brasil

No Brasil, a saúde pública ainda é um verdadeiro desafio para o governo, e normalmente…

3 semanas atrás

Os 10 estados com mais roubos de moto no Brasil e os modelos

O Brasil é um verdadeiro paraíso, temos um clima agradável, pessoas acolhedoras, um país extremamente…

3 semanas atrás

5 países baratos para viajar e fora das Américas

Viajar é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa. Ter a chance de…

1 mês atrás

Regras de etiqueta que todo mundo deveria seguir, mas ninguém segue

Quando falamos em regras de etiquetas, muitas pessoas logo imaginam que estamos querendo ensinar qual…

1 mês atrás

Conheça países que mudaram de nomes ao longo da história

A gente nem imagina que muitos países já mudaram de nome ao longo da história.…

1 mês atrás