Muitas pessoas sonham com o curso de medicina, seja pela carreira promissora que esse profissional está sujeito, pelo amor à profissão, ou simplesmente pelo status. Independente do motivo, caso você esteja cursando algum curso superior e possua FIES, mas gostaria de fazer medicina, nós precisamos conversar.
Muitas pessoas acreditam que quem faz o FIES para um curso superior não pode mudar para medicina. Existem algumas lendas urbanas que precisamos esclarecer sobre o Financiamento Estudantil em andamento e a possibilidade de migrar para o curso de medicina.
Sim! Quem possui o FIES, mesmo que esteja fazendo um outro curso, poderá migrar para o curso de medicina. Mas para isso, precisamos que você fique até o final para que possa entender como funciona essa questão, pois, para esse curso o assunto é um pouco diferente.
A adesão das instituições de ensino ao FIES, demonstram a concordância de que todos os estudantes estão autorizados a mudar de instituição de ensino ou de curso. Conforme previsto na cláusula 11ª, vejamos:
Cláusula décima primeira — da transferência de curso ou de IES — O(a) financiado(a) poderá solicitar formalmente a transferência de curso ou de IES no SIFES, observando o prazo regulamentar e mediante validação pela CPSA de origem do destino.
Parágrafo Primeiro — O(a) Financiado(a) poderá transferir de curso uma única vez na mesma IES, desde que o período transcorrido entre o mês de início da utilização do financiamento e o mês de desligamento do curso não seja superior a 18 meses.
Como podemos observar, o próprio contrato do FIES deixa claro ao afirmar que o estudante possui direito de transferência de curso quanto à Instituição de Ensino, desde que observados os prazos.
É aqui que o assunto começa a ser um pouco mais criterioso. Isso porque, não é possível migrar o curso para medicina de maneira administrativa, ou seja, pelo próprio Sistema do FIES (SIFES).
Isso porque, na requisição do Financiamento Estudantil, a Caixa Econômica Federal acaba exigindo uma pontuação mínima para a aprovação do FIES para o curso de medicina.
Logo, quando o estudante é aprovado no seu primeiro curso, ele obtém a pontuação exigida para o financiamento estudantil. Mas quando o aluno vai solicitar a transferência de curso no SIFES, será novamente pedido uma pontuação mínima que o estudante não terá para o curso de medicina.
Dessa maneira, caso você esteja interessado em cursar medicina e possuir o FIES em andamento, você poderá solicitar a transferência através de via judicial, que atualmente é o único meio possível que garante a concessão.
Uma boa notícia é que a maioria dos juízes entende que como você já se encontra com um financiamento estudantil, simplesmente mudar de curso, mesmo que medicina, não justifica qualquer tipo de impedimento que possa levar ao indeferimento.
Dessa maneira, você tem grandes chances de conseguir transferir o seu FIES de determinado curso para medicina, independente do curso que esteja fazendo no momento. Todavia, o processo deverá ocorrer por via judicial, e já adiantamos que, mesmo dependendo da justiça, este é um procedimento que acontece super rápido.
As constantes mudanças e transformações no mercado de trabalho e os avanços tecnológicos, estão fazendo…
Uma das universidades mais respeitadas do mundo, está oferecendo 139 cursos online gratuitos para brasileiros.…
Será que pessoas muito inteligentes têm comportamentos diferentes dos nossos? Será que eles tem um…
Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…