Comece a vasculhar suas coisas antigas para encontrar uma simples moeda de 5 centavos, pois ela pode fazer você ter um grande alívio financeiro neste final de ano; entenda como - Foto: arquivo/ CanvaPro.
Já pensou que aquela moedinha esquecida no fundo da gaveta pode valer uma bolada? Pois é, algumas moedas de 50 centavos com erros raros de cunhagem estão deixando colecionadores e especialistas em numismática enlouquecidos. Mas calma, não é qualquer moeda que vira ouro! Existem critérios bem específicos, e vou te contar tudo sobre isso.
No mundo da numismática (o estudo e colecionismo de moedas e cédulas), o que faz uma moeda valer muito mais do que seu valor nominal é a raridade. E raridade, nesse caso, tem tudo a ver com dois fatores principais:
Agora, junta isso com a paixão dos colecionadores por peças exclusivas e, voilà, temos uma receita para transformar 50 centavos em milhares de reais.
As moedas que mais têm chamado atenção são as chamadas bifaciais, que possuem o mesmo desenho nos dois lados (cara e coroa iguais). Esse erro, resultado de uma falha na matriz durante a produção, é extremamente raro. Não é algo que você vai encontrar todo dia.
Se você tem uma dessas, pode estar sentado em cima de um pequeno tesouro. Dependendo do estado de conservação e do interesse do comprador, essas moedas podem valer até R$ 5 mil.
Veja mais, mas ainda hoje:
Antes de sair comemorando, é preciso avaliar sua moeda com cuidado. Siga este passo a passo:
Se você descobrir que sua moeda é uma das preciosidades procuradas, existem alguns caminhos para vendê-la:
Mas atenção: sempre desconfie de compradores que tentem pagar muito abaixo do valor estimado. Pesquise bem para não cair em golpes.
Sim! Com o fim de ano chegando, o mercado de moedas raras costuma ficar mais aquecido. Colecionadores aproveitam para investir em novas peças, e você pode transformar sua moeda em dinheiro antes de 2024 virar história.
Se você tem uma coleção de moedas ou costuma guardar o troco de maneira despretensiosa, talvez valha a pena dar uma olhada mais atenta. Nunca se sabe quando você pode estar com um pedaço de história — e uma boa grana — nas mãos.
Agora, vai lá dar uma olhadinha nas suas moedas! Quem sabe 50 centavos não viram o melhor presente de fim de ano?
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…