Quem hoje está na faixa dos 18 anos não imagina que houve um tempo que a internet era discada, que para achar o número de telefone você precisava procurar em uma lista super grossa. Para ouvir música você teria que ter uma coleção de CDs. Se você não nasceu nos anos 90, nem consegue imaginar o que estamos falando.
Mas o jovem que tinha 18 anos nos anos 90 para acessar a internet precisava de uma linha telefônica. A conexão de internet discada não passava de uma ligação telefônica (e era cobrada como tal), mas a partir do momento em que o modem entrava em contato com o provedor, a comunicação passava a ser em linguagem de máquina.
O som da internet discada era inconfundível, e o computador da época ocupava um espaço enorme na mesa de casa, ao lado da linha telefônica. E enquanto os jovens ficavam usando a internet, ninguém conseguia fazer uma ligação, claro, não existia o celular na época.
O mIRC foi um sucesso e precursor das conversas online. Depois, vieram o Fotolog, o MySpace, o MSN e o Okurt, que conectavam os jovens naquele tempo.
Naquele ano só havia algumas possibilidades para os jovens mandar depoimentos, usar gifs e ficar saindo e entrando para os amigos notarem. A rede social dos anos 90 era limitada.
Para o jovem que queria convidar a namorada para assistir um filme com ele em casa precisaria de fitas VHS para curtirem “As Patricinhas de Beverly Hills” e “Ela é Demais”.
Uma garota de 15 anos que quisesse ouvir música precisava ter uma coleção de CDs para ouvi-los no famoso Discman. No final da década, surgiu o moderno MP3.
Para quem gostava de jogar, precisava ter videogames Magnavox, Super Nintendo, Game Boy e o bichinho virtual Tamagotchi. Eles fizeram sucesso nesta época.
Nos anos 90 não dava para fazer pesquisa pela internet, tinha que ter em suas mãos a famosa coleção Barsa (enciclopédia), era uma das melhores opções para estudar. E você precisava de muita paciência para encontrar as informações que desejava.
Os jovens dos anos 90 finalmente conheceram os celulares, no entanto, eles só serviam para ligar e jogar o famoso jogo da cobrinha (Snake).
Leia também | Novo idioma: 4 maneiras de aprender muito mais rápido
Naquele tempo as informações para os jovens vinham por meio das revistas. A mais famosa era a ‘Capricho’. E a menina precisava sair de casa e ir até uma banca de jornal para comprar a revista.
Naquela época estavam na lista de compra dos adolescentes, as mochilas da Company, as calças Gasoline e Cyclone, o chiclete de metro, o pager, o The Sims 1, o picolé de Danoninho, os relógios Baby G e as canetinhas coloridas.
Os meninos iam à loucura com as Spice Girls, as meninas tinham os posters dos cantores de boybands como NSYNC e Backstreet Boys. Eles faziam sucesso nos anos 90.
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…